quinta-feira, 21 de março de 2013

Big Brother na PM


Cem viaturas da Polícia Militar já circulam com câmeras que captam imagens em alta definição. Trinta e nove carros do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Niterói e 61 do 7° BPM (São Gonçalo) testam, há uma semana, os equipamentos que registram as ações dos policiais durante 24 horas por dia. A previsão é de que, até o fim do ano, dois mil veículos de todos os batalhões do estado ganhem os kits de videomonitoramento. Investimento de R$ 18 milhões.
 As duas câmeras instaladas em cada viatura gravam até imagens noturnas, além de registrar a rota e localização das equipes da corporação. O comandante do batalhão ou o comando da Polícia Militar poderão assistir às movimentações em tempo real, via 3G. Todo material capturado também é transmitido via wi-fi para um sistema de armazenamento da corporação, onde ficará arquivado por 60 dias.
“Estamos em fase de implantação, fazendo os diagnósticos técnicos para identificar quais são as melhores antenas de recepção. Precisamos ter o melhor resultado na taxa de transferência de dados, além de testar toda a estrutura de equipamentos que ficam no batalhão. Não é só instalar a câmera”, afirmou Edval Novaes, subsecretário de Modernização Tecnológica, da Secretaria de Segurança.
 Monitoramento
A Polícia Militar ainda está avaliando de que forma o acompanhamento das imagens será realizado. Além de trazerem mais transparência ao trabalho policial, as imagens serão utilizadas em treinamentos de equipes.
“As câmeras trazem transparência e servem também de segurança para o PM, que pode ser acusado de algo que não cometeu. Vamos registrar toda a atuação deles e usar as imagens para replicar experiências, tanto boas como ruins, mostrando quando agiram corretamente ou instruindo de que forma deveriam ter se posicionado”, explicou Novaes.

Investimento
O processo de instalação das câmeras e base tecnológica nos batalhões, cujo investimento foi de R$ 18 milhões, vai continuar durante o ano até alcançar as duas mil viaturas. Considerando o número de registro de ocorrências, o 20° BPM (Mesquita), o 41° BPM (Irajá) e o 9° BPM (Rocha Miranda) serão os próximos a receber os equipamentos após a fase de testes.

14 comentários:

  1. Deveriam instalar câmeras nos gabinetes dos comandantes dos batalhões, instalar nos gabinetes dos governadores, deputados, deveriam instalar câmeras nos consultórios médicos e em diversos locais onde todo mundo sabe que existe corrupção. Até Parece que as cãmeras irão acabar com a corrupção policial? Deveriam associar esse investimento milionário a um aumento decente do salário do policial militar. Como pode um Estado instalar câmeras em viaturas e não comprar fardas para os policiais, é só olhar nas ruas, cada policial se vira para comprar seu uniforme, que aliás a PMERJ não é uniforme, cada batalhão tem uma farda diferente. Instalar câmera e não acautelar armas para os policiais, essa é a politica do faz de contas. Essa é a policia que a sociedade merece, polícia para Inglês ver. Esse é o Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concluindo o raciocínio do amigo! além de instalar as câmeras onde o amigo mensionou, quem deveria assistir os vídeos, deveria ser a população que paga seus impostos e não tem uma moradia dígna!!! Daí sim, através de tanta humilhação assistida, talves o povo passe a se respeitar mais para que juntos possamos ir as ruas lutarmos pelos nossos direitos e acabar com essa podridão de políticos corrúptos... Brasil, mostra a sua cara!!!

      Excluir
  2. Não entendi o que o nobre colega disse: “As câmeras trazem transparência e servem também de segurança para o PM, que pode ser acusado de algo que não cometeu. Vamos registrar toda a atuação deles e usar as imagens para replicar experiências, tanto boas como ruins, mostrando quando agiram corretamente ou instruindo de que forma deveriam ter se posicionado”, explicou Novaes.

    Quer dizer que policiais são acusados por algo que não cometeram???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intaalem câmeras nos ranchos dos batalhões, nos hospitais, na sala dos comandantes e suas viaturas, lá sim tem corrupção, como tem sub faturamento e os arregos pagos para comandantes, quem vai buscar? Por isso que os praças se fodem.

      Excluir
    2. Seguranças dos políciais??? isso foi uma piada!?!?!? Quem consegue trabalhar sendo vigiado 24hs???

      Excluir
  3. Vivemos num país atrasado em todos os sentidos...nosso sitema policial é arcáico e primata. A POLÍCIA TEM QUE MUDAR DE DENTRO PRA FORA E NÃO DE FORA PRA DENTRO. TER UM SISTEMA POLICIAL MODERNO E EFICIENTE,SALÁRIO DÍGNO,CURSO DE FORMAÇÃO DE 1ª LINHA ETC...MAS, NÃO É IMPORTANTE PRA ESSA CORJA DE LADRÕES E ESTUPRADORES QUE A DÉCADAS GOVERNAM ESSA BOSTA...POVO BURRO E DOENTE FICA FÁCIL DE CONTROLAR. POLIÇADA, AGIR COM INTELIGÊNCIA CONTRA O LOBO É FUNDAMENTAL. A POLÍCIA É UM T.REX AMARRADO POR UM BARBANTE.

    ResponderExcluir
  4. GRAÇAS A DEUS CHEGOU AS CÂMERAS DE SEGURANÇA PARA QUE OS POLICIAIS HONESTOS SEJAM VALORIZADOS. OS CORRUPIDOS QUE ESTÃO BRAVOS. SEJAM HONESTOS E NÃO TENHAM MEDO.

    ResponderExcluir
  5. COM TODO RESPEITO O GOVERNADOR NÃO FOI TÃO RUIM, DEU AUMENTO, VIATURAS NOVAS, RUI RUI NÃO TA. TEM RAS E PROEIS. OLHEM OS GOVERNOS ANTERIORES PODE MELHORAR SIM, E VAMOS CONTINUAR PEDINDO, MAS QUE MELHOROU MELHOROU. É SINAL DE IMCOPETÊNCIA RECLAMAR E NÃO FAZER NADA PARA MUDAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhorou graças aos heróis que foram expulsos por exigirem melhores condições de trabalho. Não pense que melhorou por acaso, pois assim você estrá cometendo injustiça com quem lutou para melhorar.

      Excluir
  6. Sabe porque o governo vai gastar 9 mil por equipamento para por tomando conta de vocês policiais, porque a maioria de vocês são covardes, ficam nas ruas tirando de que tem pouco, humilhando trabalhadores que já estão sendo massacrados pelos governates com essa quantidade de impostos, ipva, desapropriação, arrebendar índios na porrada, professores, manifestantes em geral, mesmo que pacificos. Como querem o apoio da população se vocês são o chicote que vivem arrancando sua pele. Um dia iram estar do lado certo e terão o apoio dos verdadeiros patrões, pois cada funcionário publico recebe do suor dos cidadãos o seu salário e ainda não estão satisfeitos com o serviço recebido em troca. Roubam milhões a população vai as ruas protestar e quem acaba com o protesto. Acordem seu trouxas. tem muito mais coisas para dizer porém prefiro que vocês mesmos encontrem o conhecimento e a razão para vestir essa farda. Policiais sejam livres.E talvez um dia poçamos deixar de ser anônimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou como um inocente útil.

      Excluir
  7. O anônimo da 23:15 foi infeliz nos seus comentários, além de ter difilculdade no Português, quem paga o Salário do Policial é o Estado através do serviço prestado pelo mesmo, essa história de que o cidadão paga os salários dos funcionários públicos é balela, primeiro que o policial só recebe porque trabalha e diga-se de passagem trabalha mais do que a maioria de individuos que se dizem "cidadãos", cidadãos que não pagam IPVA, tem gato de luz, gato de água, gato velox, gato net e adora dar um jeitinho para se dar bem e no final da história sobre para a polícia educar a sociedade "cidadã". Temos a polícia e os políticos que merecemos, por que infelizmente a educação no Brasil está precária desde o seu descobrimento. O policial e quaisquer funcionário público são membros desta mesma sociedade que os criticam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então continue do lado dos polícos corruptos e oprima a população. Com o caos que vivemos nesse estado, vc vem dizer que o estado presta serviço. EXEMPLO CLARO DE ROUBO IPVA + PEDÁGIO SÃO PARA O MESMO SERVIÇO, AS RUAS E ESTRADAS ESTÃO ESBURACADAS.Eu critico atitudes como a do PINHEIRINHO EM SP a do MARACANÃ NO RJ,etc. Mas vc se preocupa com o meu português.cCONTINUE ACEITANDO TUDO DE CABEÇA BAIXA.

      Excluir
  8. Queria ver essas discursões em favor de melhores votos. Do que adianta escrever e nada resolver? Nas eleições façam a diferença mudem alguma coisa. Eu não consigo aceitar ver na politica sempre as mesmas caras, José Sarnei, collor, Cabral, e fora outros milhares no senado que junca saem de la. Oh povo burro, tem mai que a gente... mais que se fude mesmo.
    E aos amigos policiais, eu não me preocupo com camera, trabalho certo. Agora concordo que, quer descohrir onde esta a corrupção? Instalem cameras nos gabinetes dos comandantes. E as vtrs da policia civil, usam insulfilm preto preto que se estuveram sequestrando alguém, nunca seram vistos. Mas como é mais fácil criticar quem se expõe a culpa é sekpre do PM.

    ResponderExcluir