sexta-feira, 8 de março de 2013

OPERAÇÃO FORTALEZA - Entre os policiais presos estão soldados, cabos, sargentos e subtenentes, mas nenhum oficial envolvido, segundo a PM.

AGÊNCIA BRASIL

Número de policiais expulsos mais que dobrou nos últimos dois anos na PM do Rio

O número de policiais expulsos da Polícia Militar (PM) do Rio mais do que dobrou nos últimos dois anos. Em 2011, foram excluídos 143 policiais, índice que chegou a 317 em 2012, um aumento de 143%. A informação foi divulgada hoje (8), pelo coordenador de Comunicação da PM, coronel Frederico Caldas, durante entrevista à imprensa sobre a Operação Fortaleza, que prendeu 21 policiais militares acusados de envolvimento com traficantes do Morro da Providência, no centro do Rio.
“Eu quero destacar a intolerância da instituição diante do desvio de conduta. Não é aceitável ou razoável imaginar que um agente público vai se permitir a um comportamento desviante, sem que a instituição dê a resposta necessária”, disse o coronel. Na operação de hoje, os policiais foram presos após quase um ano de investigações, incluindo escutas telefônicas, demonstrando ligações com traficantes da do Morro da Providência, favela próxima à Secretaria de Segurança Pública (Seseg).
O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, comentou o aumento no número de exclusões na PM e disse que o combate à corrupção é um dos grandes desafios da secretaria. “Temos que deixar muito claro, não só verbalizando, que queremos combater isso. O nosso discurso tem que ter uma coerência com a prática. E esse é o nosso grande desafio: combater o desvio de conduta e mostrar que estamos fazendo”, declarou.
De acordo com denúncia do Ministério Público (MP), os policiais recebiam diariamente, por viatura, de R$ 100 a R$ 200 para permitir o tráfico de drogas na comunidade. Todos os policiais militares trabalhavam no 5º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento na área central da cidade. O Morro da Providência tem uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Mas, segundo as investigações, não houve envolvimento dos policiais da UPP nos casos de corrupção.
A investigação começou em maio de 2012, pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que investigava o tráfico de crack na região por menores de idade, mas acabou flagrando o envolvimento de policiais na arrecadação de propinas, o que forçou a entrada da Subsecretaria de Inteligência da Seseg no caso.
Entre os policiais presos estão soldados, cabos, sargentos e subtenentes, mas nenhum oficial envolvido, segundo a PM. O promotor Homero das Neves Freitas Filho, que ofereceu denúncia contra os policiais, disse não ter dúvida de que se tratava de uma quadrilha. “Os policiais militares estão indiciados por crime de quadrilha. Eles eram uma quadrilha, sem dúvida nenhuma. Recebiam dinheiro para não reprimir e para avisar quando tivesse alguma operação na região.”
 

4 comentários:

  1. Comecem investigar os oficiais vao descobrir o que e corrupcao de verdade tem oficial andando de camaro botando 8000 por semana no bolso covardes baseam todas as vtrs e nao reprime o trafico isso a corregedoria nao investiga moram tudo em condominios enquanto os pracas tem q morar perto de comunidade carente expondo seus familiares cade a promotoria o governo faz casas para favelado mas nao ta nem ai para a familia do policia no rj consideram e dao mais valor ao cracudos do que o policia nao e porcausa da corrupcao q e simples de resolver ao inves de expulsar 317 e so expulsar o coronel ai acaba essa porra

    ResponderExcluir
  2. Só tem praça ladrão, caramba...tem que tomar conta dessa gente!!

    ResponderExcluir
  3. idiota mil vezes idiota é o praça que rouba para oficial na hora do disse que o praça se ferra e o oficial nunca é responsabilizado portanto se tens coragem para roubar roube para si e foda-se o resto deixe de idiotice essa é a verdade muito embora o correto fosse NÃO ROUBAR porque dinheiro sujo é igual a agua alguém consegue segurar nas mãos portanto...........

    ResponderExcluir
  4. “Os dois maiores livros que mais crescem em todo o mundo”
    O MANUAL DA VIDA! Conquistando o sucesso sempre!
    VOCÊ NÃO PODE VIVER A VIDA SEM CONHECIMENTO.
    Quando você aprender a determinar, as coisas que hoje lhes são difíceis lhes serão possíveis!
    LEIA ESTE LIVRO.

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/6985578/determinacao-o-pensamento-positivo/

    Quando você desejar mesmo viver um amor de verdade, o poder da atração lhe entregará em sua vida sua grande paixão. LEIA ESTE LIVRO.


    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7003798/chamam-me-lene-estou-vivendo-um-grande/

    ResponderExcluir