segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cientista política defende a extinção da Polícia Militar

Para a cientista política Maria Helena Moreira Alves, as UPPs foram inspiradas em modelo aplicado pelos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã, que durou até 1975. Autora do livro ‘Vivendo no fogo cruzado’, que será lançado neste mês, ela defende a extinção da Polícia Militar.
O que mais chamou sua atenção nas favelas?
— Em 2008, quando visitamos uma escola em favela, pedimos às crianças que fizessem desenhos sobre a violência. Todos reproduziam imagens do Caveirão e de moradores mortos. Mas também havia mensagens com pedidos de paz. Uma professora do Alemão contou que o Bope invadia o pátio da escola para se posicionar para conflitos com bandidos.
Como a sra. vê a criação das UPPs?
— Acho que não funciona. As UPPs seguem a lógica de uma política usada pelos Estados Unidos no Vietnã. Eles criaram um modelo chamado de “ilhas de pacificação”, uma estratégia de contenção de áreas de aliados que poderiam ser invadidas pelo inimigo. Quando entrevistei o governador Sérgio Cabral e ele falou das UPPs, sua linguagem era a mesma usada pelo exército americano: pacificação, cerco, contenção, busca e apreensão. Essa última dá legitimidade militar a arrombamento de casas de moradores durante incursões.
Como deve ser o policiamento nessas áreas?
— É preciso dissolver a PM e criar uma polícia comunitária, com policiais das próprias favelas, escolhidos pelos moradores.

28 comentários:

  1. KKKKKKKKKKK. Esta é a maior piada da semana. "policiais escolhidos pelos próprios moradores!?"
    Os libertinos permissivos vão colocar quem para serem os "policiais"? Os próprios traficantes, ora! Quem vai compactuar melhor com o estilo de vida bandida que impera dentro das favelas?
    E o tráfico, não deveria ser extinto?
    Me aposentem hoje com o meu atual salário. Aí eu arrumo um emprego de paisano e fico tranquilo. O Brasil não precisa de polícia. Sobretudo o favelado. Policia é pra gente civilizada.
    Mais uma louca e sua teoria mirabolante.
    Alguém fala pra essa maluca que no Vietnam o US Army combatia um povo determinado que lutava por um ideal político e social, não por um estilo libertino de vida; combatia um exército regular e uma milícia (o vietcong) que tinha como método de combate a guerra de guerrilhas, além de conhecerem excepcionalmente o terreno. Os americanos deixaram o Vietnam por conta de pressões internas, política e popular que sofriam durante a guerra. Por isso "perderam a guerra". O Rio está indo pelo mesmo caminho.
    Que analogia mais descabida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO BOM COMENTÁRIO, CARO IRMÃO! É QUE ESSES BABACAS ACHAM QUE OS POLICIAIS, SÃO BRONCOS, QUE NÃO SABEM SE INFORMAR. É UMA PENA QUE TEM GENTE NA SOCIEDADE QUE AINDA DÁ OUVIDOS A PESSOAS COMO ELA. MANDA ESSA VELHA PRA CASA, ELA JÁ GANHOU SEUS 15 MINUTOS DE FAMA E AGORA QUER CORRER ATRÁS DO DINHEIRO PÚBLICO POR OPINAR EM ASSUNTOS QUE AJUDEM O GOVERNO DO ESTADO RESOLVER PROBLEMAS SOCIAIS. QUER RESOLVER DE UMA VEZ OS PROBLEMAS SOCIAIS, ACABEM PRIMEIRO COM OS DIREITOS HUMANOS, E DEPOIS COM A CRIMINALIDADE, QUE NÃO É TÃO DIFÍCIL COME SE PARECE NÃO, BASTA LEVAR A POLITICA DE SEGURANÇA PÚBLICA A SÉRIO ( COM O, CONFESSO QUE NÃO SEI, MAS É UM BOM COMEÇO). SEM ESSA DE CONTRATAR SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA LÁ DO QUINTO DO INFERNO. O SECRETÁRIO TEM QUE SER LOCAL, SER MORADOR E CONHECEDOR DOS PROBLEMAS DE SEGURANÇA DO SEU PRÓPRIO ESTADO, E NÃO CHAMAR UM BOCÓ LÁ DO INTERIOR DA FAZENDA DE ARAUCÁRIA PRA SER SECRETÁRIO DE SEGURANÇA.(QUALQUER SEMELHANÇA SERÁ MERA COINCIDêNCIA). ENFIM, ÓTIMO COMENTÁRIO, IRMÃO.

      Excluir
    2. Policias da comunidade e escolhidos por moradores. Coloca lgo os traficantes para policiar a cidade.

      Excluir
    3. Concordo com os companheiros.O Grande problema é que é muita gente que não entende de segurança pública, querendo ensinar a quem esta no combate do dia a dia.
      Igual ao representantes dos Direitos Humanos,que só vem criticar a Policia Militar pelos seus atos tidos como "tribulentos" e defende os direitos constitucionais dos marginais.
      Agora eu não vejo nenhum integrante da comissão de direitos humanos comparecer a um hospital como o Souza Aguiar e apontar ao Governo do Estado que esta sendo violado os Direitos Humanos a Vida,a Saúde...
      O problema do País não são as Leis, e sim a falta do cumprimento da mesma.

      Excluir
    4. ACHO QUE ESTA SOCIÓLOGA ESTÁ CERTA EM TUDO QUE FALA A PMERJ TEM QUE ACABAR, A POLICIA COMUNITÁRIA ELEITA PELA COMUNIDADE, A MÃE DELA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, O PAI JUIZ DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, E ELA SECRETARIA DE SEGURANÇA. EU FICO VENDO OS ESPECIALISTAS EM SEGURANÇA, EU SO QUERIA QUE ELES FICASSEM 24H (UM DIA) SEM A POLICIA MILITAR, que em sua maioria é um cidadão de bem e cumpridor de seus deveres apesar de não terem seus direitos respeitados, fala de segurança sem vive-la é ridículo!!!!!

      Excluir
  2. É UM DESPERDÍCIO O SALÁRIO QUE ESSA MULHER DEVE GANHAR PARA FICAR FALANDO BESTEIRA!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Especiala essa mulher e uma piada as upps mudaram a cara do rio vc nao podia andar em bonsuceso a noite que vagabundo descia do,alemao e roubava seu carro policial escolhido por mirador ta de sacanagem se o serviço policial é imparcial

      Excluir
    2. KKKKKKK.. MEU IRMÃO, ( ANÔNIMO DAS 11:07) VC É UM CARA DE VISÃO, IRMÃO. ESSES MANÉS QUE ENTRAM NA TV PRA FALAREM , EM MUITAS DAS VEZES, ASNEIRAS. SÓ TÃO INTERESSADOS NO DINHEIRO E NOS 15 MINUTOS DE FAMA QUE VÃO TER. SE VAI RESOLVER O PROBLEMA , OU NÃO, NÃO É MAIS ´PROBLEMA DELES.

      Excluir
  3. BESTEIROL!! policiais das próprias favelas, escolhidos pelos moradores. KKKKKKKK... ERA MELHOR DEIXAR DO JEITO Q ESTAVA, NA MÃO DO TRAFICO!!! PQ ELES VÃO SER OS ESCOLHIDOS. TÁ DE SACANAGEM!!!

    ResponderExcluir
  4. coitada da dona cientista politica de cocô pois não entende de MERDA nenhuma coitada é paga para fazer e falar merda. eita brasil bão.

    ResponderExcluir
  5. A única coisa que mudaria seria que desta forma o governo cederia as armas para os traficantes. e só.

    ResponderExcluir
  6. Maria Helena Moreira Alves, discordo de suas ideias. Não é qualquer pessoa que pode se tornar um Policial. A maioria dos cidadãos comuns não serve para ser Policial. Além de ser honesto, inteligente, instruído, esperto, educado, é preciso ter vocação e ser destemido.

    ResponderExcluir
  7. E olha que essa criatura passou algum tempo na faculdade estudando. Só que não fez estágio em lugar nenhum. nunca retirou o seu rabo gordo, feio, velho e caído da cadeira, para acompanhar um dia de serviço de um policial, seja ele dentro de uma comunidade ou na orla da zona sul. O ex-comandante geral da PM convidou a OAB, MP e DH para ficar na frente da barreira policial durantes os protestos, dando equipamentos de proteção para eles, e os mesmos saíram correndo na hora da confusão. Pelo menos eles tiveram uma pequena experiência do que é trabalhar com segurança pública de verdade na pratica. Totalmente diferente do que se aprende fumando maconha na faculdade. Gorda escrota...

    ResponderExcluir
  8. Ta de sacanagem!!!!Essa mulher deve ter fumado maconha estragada.Imaginem só os moradores de favela escolhendo os seus policiais,Comandante geral,Fernandinho Beira - mar.kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. MINHA PROFESSORA DE SOCIOLOGIA, TEM MAIS SENSO DE CIENTISTA POLITICA DO QUE ESSA SENHORA.NÃO SOU FORMADO EM SOCIOLOGIA, MAS O POUCO QUE APRENDI, NÃO SE COMPARA A UMA CERTA BESTEIRA QUE ESSA SENHORA DIZ. QUANDO O MP, A OAB E, SE NÃO ME ENGANO OS DIREITOS HUMANOS FORAM CONVIDADOS A PARTICIPAR DAQUELE EVENTO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, BOA PARTE DOS PROMOTORES MANDARAM SEUS ASSISTENTES, E OS QUE FORAM , QUANDO O BICHO COMEÇOU A PEGAR, DERAM "MEIA-VOLTA,VOU VER" E "PERNAS PRA QUE TE QUERO". DEIXA ESSA NOBRE SENHORA PASSAR UM DIA EM UMA CABINE BLINDADA DENTRO DAS FAVELAS "PACIFICADAS", EM UM DIA EM QQUE O CORO COME, PRA VER SE ELA NÃO SAI DE LÁ CAGADA. ESSE CONVITE DEVERIA TAMBÉM SE ESTENDER AO MP, OAB, PQP,FDP,VTNC,.SEILÁ, É TUDO MESMA MERDA QUANDO QUEREM SE APARECER....SÓ DE CONTRA PARTIDA. O MP QUER INVESTIGAR SE GÁS LACRIMOGÊNIO FOI RESPONSÁVEL PELA MORTE DE ATOR. COLOCA OS PROMOTORES EM UMA INSTRUÇÃO COM GÁS LACRIMÔGÊNIO PRA VER SE MATA.... ESSES CONVITES DEVERIAM SER CONSTANTES , QUANNDO ESSAS "ENTIDADES" COMEÇASSEM A FAZER CRÍTICAS E INVESTIGAÇÕES ABSURDAS. 15 MINUTOS DE FAMA , TODO MUNDO QUER, BOTAR A CARA, AI A PORCA TORCE O RABO.

    ResponderExcluir
  10. Mais uma policióloga ,q acha q tem a solução .Numca li tanta besteira.

    ResponderExcluir
  11. pensar que ainda perdi tempo em ler essa porcaria ............

    ResponderExcluir
  12. PIOR DO QUE ESSA Sra. COM CARA DE DÉBIL MENTAL,É QUEM DA OUVIDOS A ESSA GENTE E PUBLICA ESSE MONTE DE BESTEIRAS. POLICIAIS DA PRÓPRIA COMUNIDADE! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SÓ PENSO UMA COISA,ESSES SOCIÓLOGOS,E O PESSOAL DOS DIREITOS HUMANOS DEVE LEVAR UMA PORCENTAGEM GRANDE DO TRAFICO DE DROGAS NÃO É POSSÍVEL.

    ResponderExcluir
  13. olhem o titulo da materia - CIENTISTA POLITICA por si só basta uma merda grandissíssima MERDA

    ResponderExcluir
  14. VOCÊ PERCEBE A IMCOMPETÊNCIA DE UMA PAÍS, QUANDO APARECE ESPECIALISTA PRA TUDO E SOLUÇÕES REAIS PRA NADA!
    SD. SANTA ROSA - 3° CIA BPCHOQUE RJ

    ESSA IDIOTICE DE POR A CULPA DA VIOLÊNCIA NA POLÍCIA NUNCA VAI TER FIM, PORQUE É MAIS FÁCIL RESPONSABILIZAR O ESTADO QUE É IDENTIFICÁVEL DO QUE SE INDISPOR COM A OPINIÃO DO POVO, PORQUE, AFINAL, QUASE TODO MUNDO CONHECE UM BANDIDO HOJE EM DIA. POR QUE ESTES CIENTISTAS DE MERDA NÃO QUESTIONAM O LEGISLATIVO QUE É UMA BENÇÃO PRO CRIMINOSO. SR. FULANA, A MADRASTA DA ISABELA NARDONE, JOGOU A MENINA DO PRÉDIO. HOJE VIVE NA BARRA, MALHA, FAZ FACULDADE... VIVE NORMAL. O QUE SEUS CONHECIMENTOS TEM A DIZER SOBRE ISSO?

    ResponderExcluir
  15. Essa mulher é uma débil mental!!!

    ResponderExcluir
  16. essa mulher só pode está de gozação escolher policiais moradores das favelas,já estou ate vendo os novos policiais nem da rocinha , mister m , os filhos de fernandinho beira mar etc rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  17. Não se pode acabar com uma instituição que ja atravessou vários séculos.A nossa querida Policia Militar tem problemas, todos nós sabemos,mas acabar com ela gente,péra ai é loucura.Nós temos que ama-la,respeita-la,instruí-la e aparelha-la cda vez mais,para que o trabalho feito com sacríficio de suas proprias vidas por essses homens e mulheres não sejam em vão.Se não fosse a nossa "briosa",a sociedade ja teria se tornado um caos. Minha mãe tem um ditado que diz: ruim com ele,pior sem ele.

    ResponderExcluir
  18. Concordo, meus caros. Não há como acabar com o que não existe.

    ResponderExcluir
  19. Essa mulher está de sacanagem, policiais escolhidos da própria comunidade pelos moradores! ele gosta da bagunça!

    ResponderExcluir
  20. Ele tem cara de Psicopata, deve ser solteira e virgem!

    ResponderExcluir
  21. pensei que iria ler uma tesse séria mas oque ela falou foi tão somente as MILÌCIAS POPULARES que os esquerdistas ,comunistas defendem,algo totalmente fora de qualquer realidade e ainda abrem espaço para essa louca falar.

    ResponderExcluir