quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PF desmonta esquema de envio de fuzis dos EUA para favelas da Zona Sul

A Polícia Federal de Minas Gerais desmontou nesta quarta-feira uma megaesquema de envio de fuzis dos Estados Unidos para o Brasil. As favelas da Rocinha e Vidigal, na Zona Sul do Rio, eram os principais destinos do armamento. Sete pessoas foram presas — cinco na região de Governador Valares (MG) e duas nos Estados Unidos. As polícias americana e federal de São Paulo apoiaram a operação. As duas favelas contam com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
Foram apreendidos 22 fuzis calibre 762 e muita munição. As armas eram compradas nos Estados Unidos por 2 mil dólares (R$ 4.700,00) e revendidas aos traficantes cariocas por valores que variavam de R$ 30 a 60 mil. O armamento era enviado ao Brasil escondido em colchões transportados em contêineres que traziam a mudança de famílias brasileiras residentes nos Estados Unidos e que estavam voltando ao Brasil.
Por isso, a operação foi batizada de Bed Bugs em referência a um inseto também conhecido como "percevejo da cama”, frequentemente encontrado nos Estados Unidos e na Europa. O material chegava ao Brasil pelo Porto de Santos, em São Paulo, e de lá seguia para o Rio
Segundo as investigações, o fazendeiro Vicente de Paula Videira, 47 anos, que foi preso, é o chefe da quadrilha. O filho dele, Marco David Barbosa Vieira, 26 anos, também foi preso acusado de ser o braço direito de Vicente. Eles são fazendeiros e comerciantes na região do Vale do Rio Doce.Os presos foram indiciados por tráfico internacional de arma de fogo e formação de quadrilha. Os presos foram encaminhados à penitenciária de Governador Valadares.

Um comentário:

  1. ESPÍRITO SANTO: Realinhamento salarial:
    Aconteceu na manhã desta quinta-feira (05/09), reunião das Entidades de Classe da PM e BM (ASSES, ACS e ABMES), com a presença das seguintes autoridades: Secretário de Gestão e Recursos Humanos (SEGER), Dr. Aminthas Loureiro Júnior, Subsecretário da SEGER, Dr. Charles Dias de Almeida, Secretário de Segurança (SESP), Dr. André de Albuquerque Garcia, Comandante Geral da PMES, Cel PM Edmilson dos Santos, Comandante Geral do CBMES, Cel BM Edmilton Ribeiro Aguiar Junior, além dos membros do grupo de estudos criado pelo governo para o realinhamento salarial: Cel PM Guedes, Ten Cel PM Basset e Ten Cel BM Samuel, com a finalidade de informar às Entidades de Classes sobre o andamento dos estudos referentes à proposta de realinhamento salarial encaminhada pelas Entidades.

    Na oportunidade, a SEGER informou que os estudos já estão concluídos e que atendem a todos os militares estaduais da ativa, reserva e pensionistas, proposta esta já apresentada e analisada pelos Comandantes das corporações, faltando apenas aprovação final no Comitê Gestor, que é formado por 07 (sete) Secretários de Estado, com reunião prevista para o próximo dia 12 de setembro de 2013, sendo este o motivo da não apresentação em definitivo da nova tabela.

    No decorrer da reunião, os representantes de classe indagaram ao SEGER se existe a intenção do Governo em enviar a Assembleia Legislativa do ES, projetos de forma fracionada, ou seja, primeiro o projeto dos oficiais e depois o projeto dos praças, sendo respondido pelo Secretário que o Governo enviará um único Projeto de Lei.

    A proposta final será apresentada às Entidades de Classe logo após a reunião do Comitê Gestor prevista para o dia 12 de setembro de 2013, onde conheceremos o conteúdo da proposta e então a levaremos ao conhecimento dos nossos associados.

    ResponderExcluir