domingo, 15 de junho de 2014

PM prende jornalista do GLOBO

O GLOBO
Um policial militar identificado como sargento Edmundo Faria prendeu, na tarde deste domingo, a repórter do jornal O Globo Vera Araújo, quando ela tentava filmar uma ação de PMs na Quinta da Boa Vista. Os policiais deram voz de prisão após a jornalista registrar imagens de um torcedor argentino, que havia sido detido por supostamente urinar na rua.

Irritado com a filmagem, o sargento, que usava uma identificação do grupamento responsável pela segurança durante a Copa, determinou que a jornalista desligasse o equipamento. Embora Vera tenha apresentado a sua identificação profissional, o sargento decidiu prender a jornalista “por desacato à autoridade”.
Após colocar Vera Araújo na patrulha, o sargento, ao invés de seguir imediatamente para a delegacia registrar o caso, percorreu por mais uma hora ruas de Benfica, São Cristóvão e Jacaré. Durante o percurso, sargento Farias tomou o celular da jornalista, que tentava fazer contato com representantes da PM e com o jornal para explicar o mal entendido. Muito nervoso, ele decidiu parar o veículo e algemar Vera Araújo.
— Ele (Farias) apertou tanto que os meus pulsos estão machucados. Ele simplesmente não quis ouvir as minhas explicações. Além disso, me agrediu verbalmente — disse Vera.
Na 17ª DP (São Cristóvão), a jornalista, acompanhada de um advogado do jornal, decidiu registrar o caso como abuso de autoridade. Ela fez exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML). Ao tomar conhecimento do caso, os comandos da Secretaria de Segurança e da Polícia Militar mandaram representantes da Corregedoria de Polícia Militar para a delegacia. Segundo o tenente-coronel Cláudio Costa, relações públicas da PM, a corregedoria vai apurar a responsabilidade do policial.
— O comando da Polícia Militar determinou que o caso seja investigado. O policial será ouvido e, assim que tomarmos o depoimento dele, teremos condições de informar quais as medidas poderão ser tomadas — afirmou Costa.
Em nota, divulgada no fim da noite, a Polícia Militar informou que o sargento "ficará preso administrativamente no Batalhão de Campanha, unidade onde é lotado". No comunicado, a corporação ressaltou "seu respeito e admiração pela jornalista", acrescentando que considera o trabalho da imprensa "fundamental para a garantia da democracia".

38 comentários:

  1. nada mudou,todo mundo faz o q quer,no final a corda sempre arrebenta no pobre do pm,quem sabe um dia teremos comandantes serios,porque ate agora so estao preocupados com seus cargos, e prendendo o pm e mais facil de garanti-los.saudades do ex secretario de seguranca general cerqueira,esse dava valor a tropa que trabalhava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse PM agiu certo por acaso. Fez papel de bandido. Colocou terror, agrediu física e psicologicamente indo para baixo e para cima com a repórter. Ele agiu como um BANDIDO.

      Excluir
  2. nao tem nada serio nesse pais,estrangeiros mijam,cagam,explodem nosso lugar, depois ainda ganham um maacaquinho de lembranca,como disse stalone.o pm ta errado e de tentar mudar essa zona.

    ResponderExcluir
  3. São por essas e outras, que tenho nojo da PMERDA

    ResponderExcluir
  4. O mundo está acabando....policial preso Pq provavelmente foi xingado por uma repórter da globo.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tá! Muito santa a atitude do PM. Deixa de ser corporativista,cara.

      Excluir
  5. KKKKKKK
    -É OBVIO QUE A PMERJ IRÁ "ARRIAR AS CALÇAS" PARA IMPRENSA!
    -LÓGICO QUE O POLICIAL ESTA PRESO!!!
    -É EVIDENTE QUE OS CORONÉIS QUE VIVEM "CHEIRANDO O CÚ "DA IMPRENSA IRÃO "TRUCIDAR"O POLICIAL!
    -OU ALGUEM TEM DUVIDAS???

    ResponderExcluir
  6. É um sargento juruna! A promoção de praças por tempo de serviço tem que acabar! O PM não pode ser promovido automaticamente, sem prestar concursos internos para o CFC, o CFS e o CAS. A PMERJ tem que mudar isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AO OTÁRIO DAS 06:30Hs!16 de junho de 2014 10:15

      E O CORONEL CLAUDIO QUE MANDOU MATAR A JUIZA, ELE TAMBÉM É CORONEL JURUNA. DEIXA DE SER OTÁRIO, MUDA ESSE DISCURSO HIPÓCRITA E DISCRIMINATÓRIO!

      Excluir
    2. E vc tem q TNC!

      Excluir
    3. É isso mesmo,essa maldita promoção por tempo tem que acabar,sargentos sem a menor condição e subtenentes lixões,resultado de promoção sem estudo,é o popular CABIDE DE FARDA!

      Excluir
    4. Oficialato tem que acabar na policia, eles são os verdadeiros parasitas da corporação!

      Excluir
    5. Resposta ao comentário das 10:15

      O CARA DAS 06:30H ESTÁ CERTÍSSIMO!

      VOCÊ PODERIA NO MÁXIMO ACRESCENTAR ALGUNS ITENS AO COMENTÁRIO DELE. POR EXEMPLO, O OFICIAL, PARA FAZER O CAO DEVERIA NO MÍNIMO TER CONCLUÍDO UM CURSO SUPERIOR EM ALGUMA ÁREA DE INTERESSE DA CORPORAÇÃO (DIREITO, ADMINISTRAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA). SÓ DEVERIA IR AO POSTO DE TENENTEL-CORONEL QUEM JÁ POSSUI MESTRADO EM ALGUMA DAS ÁREAS SUPRAMENCIONADAS E AO POSTO DE CORONEL QUEM CONCLUIU O DOUTORADO. ASSIM, SÓ SERIA OFICIAL SUPERIOR QUEM POSSUISSE BACHARELADO EM ALGUMA ÁREA. OS ACOMODADOS IRIAM NO MÁXIMO AO POSTO DE CAPITÃO!

      Excluir
  7. Bando se sangue sugas, imprensa não serve pra nada nesse país, apenas para proteger vagabundo, queria saber até quando a pmerj vai crucificar sua tropa e exaltar essas merdas, afinal todos agem de maneira correta menos o policial, e depois não querem greve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de ser analfabeto funcional. Quem disse que é proibido gravar? Ela estava trabalhando. O PM trabalhou até certo ponto, depois foi abusado. Depois fica falando mal da imprensa.

      Pow, fez coisa erra, agora que pague. Não tem gente que não aprende nunca.

      Excluir
  8. Muito burro esse pm, tem que se fuder mesmo, não sabe trabalhar!!!, e a corporação o quê faz? prende o mango. Sejam omissos, façam igual a muitos, se escondam!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Os policiais têem que aprender que em grandes eventos a ORDEM É OMISSÃO TOTAL!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. PM burro e babaca tem fazer o curso que eu fiz e estou fazendo Pós graduaçao o COT CURSO DE OMISSAO TOTAL.... trabalhar pra que?FINGE QUE ME PAGA BEM , EU ACREDITO, KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  11. A culpa é da cúpula da PM, impondo escalas sem um minimo de descanso, RAS, PROERD, e outras pelo simples fato de cobrir a falta de policiamento em razão das malditas UPPs, taí o que eles queriam Policiais com nervos a flor da pele, e a Imprensa se valendo disso já que com certeza vão abaixar cabeça principalmente para O Globo, bando de hipocrítas.

    ResponderExcluir
  12. Está muito difícil ser Policial Militar no Brasil principalmente no RJ cujo o comando não é mais Militar e sim politico e hipócrita, as pessoas não sabem mas nas manifestações, os baderneiros a escória da OAB e os jornalistas fazem de tudo para provocar o policial pois só assim confiram o propósito de suas existências, extenuam o policial físico, mental e psicológico deixando esse profissional com grandes possibilidades de cometer um excesso. Acredito que hoje a melhor forma é deixa los quebrar tudo e os ignorarmos totalmente a menos que cometam um crime. Amigos Policiais, esses merdas que descrevi a cima eles tem um ódio de nós por termos prestado concurso e sermos funcionários públicos pois podem ter certeza pelo menos 90% de quem baderna não conseguiu passar em concurso ou não tem mais idade para tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. engrançado é um PM desse , afirmar que a população tem inveja do Pm por ser funcionario publico, amigoo te orienta, inveja de que , tu ganha menos de 2.000 por mes, tem que morar em guetos, escondendo o varal de roupas para ninguem ver tua farda estendida ao sol, morres de medo de ser abordado na rua por um bandido que paga ouro pela tua cabeça, és olhando com desconfiança por maioria da população por conta de atitudes de maus policiais, e ainda vem dizer que temos odio e inveja, acho vc um pouco presunçoso não?

      Excluir
  13. O erro do policial foi ficar transitando durante uma hora ou mais para levar a jornalista até a delegacia.E tb por ter tomado o celular dela.Se tivesse prendido por desa cato e desobediência e levado direto para a delegacia não ficaria preso.
    Não deve se omitir.É só fazer o previsto.

    ResponderExcluir
  14. Porra q vacilação... Deixa o cara mijar porra!
    Quinta da Boa Vista cheia de grama, água suja, terra e os caralho...e o cara vai embasar quem tá mijando!? Tem q se fuder msm, bicho burro do cacete...uma coisa é o cara mijar na portaria do desembargador no Leblon, outra é mijar onde os travecos cagam porra a madrugada toda!

    ResponderExcluir
  15. Desde quando um PM pode mandar um repórter desligar as câmeras?

    Desde quando não pode filmar?

    Onde está escrito isso na lei?

    Ele simplesmente vai se lascar e deu causa para isso. Não tem nada a ver se é funcionária da Globo ou não. A sorte que a repórter tem padrinhos fortes, mas o pobre coitado não tem esse apoio.

    Na moral, eu respeito os bons PMs, mas esses covardes têm que ser punidos com todo rigor, alíás, tem que tirar essas coisas da polícia. Ninguém aguenta mais.

    São pessoas que deviam nos proteger, nos guardar, se amigos, mas se acham acima do bem e do mal só porque usam uma farda e uma arma na cintura e conta com o PORCORATIVISMO BARATO de uns.

    ResponderExcluir
  16. O COMANDO DA POLICIA DEU UM COMUNICADO A IMPRENSA QUE HAVIA PRENDIDO O POLICIAL ADMINISTRATIVAMENTE , CREIO QUE NÃO TENHA SIDO VERDADE !!!! ,MAS TENHA ACHADO A MELHOR RESPOSTA A DA LOS ,SABE PORQUE ?? SÃO FROUXOS E SEM PULSOS TEM MEDO DA GLOBO ,TAMBÉM COMPANHEIROS NÃO ESTÃO ERRADOS NÃO ,TEM MUITA COISA ERRADA QUE A CORPORAÇÃO ANDA FAZENDO VISTA GROSSA ,CONTRAVENÇÃO OS ÕNIBUS IRREGULARES QUE CIRCULAM ,OS SUPER FATURAMENTO DAS VTR E ETCS ,TUDO SOMAM AO SALARIO DELES ,AGORA IMAGINA A IMPRENSA BATENDO NISSO , NÃO ESTAMOS NA DITADURA COMPANHEIRO !!!!!!,AINDA NÃO ,QUANTO AO AMIGO QUE PRENDEU, SEM COMENTARIO PORQUE NÃO ESTAVA LÁ ,MAS SE FEZ PORQUE QUIS MOSTRAR TRABALHO QUE SIRVA DE EXEMPLO......

    ResponderExcluir
  17. Para a Jornalista " democracia" e para o PM " ditadura", ninguém sabe ao certo o que aconteceu para o PM chegar ao ponto de prender a Jornalista, sabemos que existe matérias tendenciosas, e contra nós nem se fala, mais o pior foi ter lido um comentário infeliz de um colega, criticando o outro por ele ser "Juruna", vemos Oficiais chegarem a Capitão em 8 anos sem confirmar nada e não vejo esta discórdia entre eles, dormem Aspirantes e saem TEN CEL PM a maioria com 2º grau, nível de escolaridade para ingresso na corporação,tanto para praças, quanto para oficiais, enquanto os SGT PM de curso como eu estavam no CFAP praticando ordem unida e tirando vários serviços extras, os SGT PM JURUNA,muitos estavam combatendo e morrendo por uma sociedade que não merece nossa dedicação, vamos fazer o certo, levem tudo pra Delegacia e que se dane o resto.
    Anônimo 16 de junho de 2014 06:30, são idiotas como você que tem levado a PMERJ , para a sua breve extinção, certo que, para a sociedade tão pouco importa se o PM é SOLDADO OU CORONEL, ela quer a presença policial no local para sua proteção e auxílio e isso já basta, vamos nos indignar por melhores condições de trabalho, de salário e para termos direitos constitucionais preservados, como qualquer cidadão Brasileiro, como sabemos,na PM primeiro se prende o policial para depois ele provar a sua inocência, e isso é inadmissível em pleno século XXI ,por isso que os OFICIAIS PMERJ querem perpetuar este militarismo por mais 200 anos, no mais, esta sociedade não merece um pingo do nosso sangue, não vamos julgar para não sermos julgados,PEC 51 eu apoio!

    Ass: GLADIADOR 1º SGT PM.

    ResponderExcluir
  18. PMs precisam ver mais TV e aprender mais com os erros dos outros.

    Vendo os comentários acima percebe-se que muitos policiais são humildes e ainda defendem. Isso assusta a sociedade. Realmente tem situações que a emissora é abusada. Cada caso é um caso, e nesse, mais um policial que mandou mal.

    ResponderExcluir
  19. Toda moeda tem dois lados,antes de julgar deveriam verificar a atitude da jornalista.
    Policial nos tempos atuais não cometeria tal arbitrariedade,pois não pagaria pra ver.
    Aprenderam a engolir sapo por culpa da covardia de oficiais mal formados,mal informados e incompetentes,que se acham os inventores da roda. A policia .não tem padronização,cada um faz o que quer quando chega ao comando de uma OM. O policial é espelho de seu comandante,se age com respeito aos direitos do cidadão,é porque tem um comandante digno. "Um indivíduo criado sofrendo maus tratos,com certeza será um um indivíduo maltratador".

    ResponderExcluir
  20. Anônimo 16 de junho de 2014 14:12

    Existem coisas na vida do ser humano, que deve servir de exemplo, uma delas é ser humilde e reconhecer o erro, a outra é agir corretamente e ainda ser punido, não estou defendendo a atitude deste policial, até porque não estava no local para saber o que realmente aconteceu, o problema do ser humano é julgar as pessoas sem ao menos saber do que a está acusando,você deve saber que 90% da sociedade não gosta do PM os outros 10% ficam entre alguns de nossos familiares e amigos, mais não estou preocupado com isso, só quero fazer o meu serviço e ir para casa e ficar com minha família, devemos respeitar todas as pessoas, hoje em dia qualquer pessoa possui um celular, vamos agir corretamente como determina a Lei, agir energicamente quando necessário, sem excesso,ocorrência se termina na DP,um saudoso e fraternal abraços a todos.

    Ass: GLADIADOR 1º SGT PM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor se expressa tão bem. Espero que PMs como o senhor se multiplique. Mas não chame seu próximo de idiota, como aconteceu la em cima. Tenha um pouquinho mais de paciência.
      Espero que nas ruas o senhor seja assim, inteligente, cauteloso, saiba dialogar com o próximo e manifestantes, etc...
      Sabe senhor, sou paisano e admito que não sou fá dos nossos PMs, não muito disso com a PC, PRF, PF. Mas também quando vejo PMs no seu nível me da uma alegria, um alivio, sei la o que e isso, rs!
      Estou cansado de policiais brabos, do berro, omissos, mentirosos....

      Abraços

      Excluir
    2. vc paisano esta errado em publicar coisas no meio em que só tem pm , tem profissionais que eu não gosto ? ????, e nem gostaria de esta perto ,goste vc ou não de pm cago e ando não vai mudar meu modo de vida seja com suas criticas ou elogios .

      Excluir
    3. Tudo bem Bruno. Meu texto deixa claro que nao gosto dos maus. Nao se trata de gostar de PMs, senao eu estaria generalizando.

      Se minha opiniao nao muda nada, tudo bem tambem. Viva bem. Seja feliz. So nao estou entendendo por que esta se dirigindo a mim assim. Sera que esta me interprentando mal tambem. Aff!

      Excluir
  21. Esta na pmerj é só sofrimento...

    ResponderExcluir
  22. AQUI NESSE PAIS DE MERDA, Á UM GRANDE ESTIMULO PARTA QUE O PM SEJA OMISSO, E NÓS TEMOS QUE DANÇAR CONFORME A MUSICA, NÃO ADIANTA QUERER MUDAR DE BAIXO PARA CIMA, NÓS PMs TEMOS QUE RECONHECER, QUE NÃO TEMOS PODER DE MUDAR A REALIDADE, E DEVEMOS PARAR DE NOS EXPOR DENTRO DESSE CENÁRIO, EM QUE NÓS SÓ SERVIMOS DE BOI DE PIRANHA, NÃO TEMOS APOIO NEM DO NOSSO COMANDO, QUE MESMO QUANDO AGIMOS DENTRO DA LEI, VÃO CONTRA O POLICIAL E A FAVOR DA IMPRENSA, QUE NESSE PAÍS É NOSSA MAIOR INIMIGA, E FICAMOS NO MEIO DO FURACÃO, POIS SOMOS UMA BUNDA EM UMA FESTA DE PICA, E QUEM NÃO ACREDITAR VAI SENTAR DOÍDO....

    ResponderExcluir
  23. se fosse um vagabundo,marginal,essa vadia dessa reporter iria enfiar o rabo entre as pernas e nao iria gravar nada.o comunismo disfarçado de socialismose aproxima a passos largos;e o final dos tempos.

    ResponderExcluir
  24. O pm tem que entender que , sao milhoes de celulares espalhados pela cidade, prontos para flagrar erros do policial,os anonimos que fazem critica aos jurunas, nunca na historia da policia militar tantos erros foram cometidos ( ocorrencias mal conduzidas, abordagem mal feitas ,persiguisao aos moldes de filme americano onde o cidadao de bem e que morre) ou seja uma lambança atras da outra , agora com certeza isso nao e coisa de jurunas

    ResponderExcluir
  25. Antes de criticar a atitude do PM, deveriam se informar do que realmente ocorreu, quase que em sua totalidade, o que é divulgado pela mídia, seja ela escrita ou filmada, existem omissões de informações que induzem um pré julgamento errôneo das atitudes do Policial, lógico que erros em serviços existem, mas crucificar um trabalhador apenas com o que é exposto por um jornal é praticamente repetir o suposto erro.
    Julgar os jurunas de serem incompetentes é uma coisa de idiotas, pois eu tenho muitos amigos jurunas que são ótimos profissionais. Sabemos também que a PMERJ é injusta quando se fala de concurso, algumas turmas tem mais sorte que outras; exemplo disso foi o CFS de 2006, que para muitos foi um pulo na graduação, porém, para outros que não tiveram a oportunidade de fazer a prova e/ou passar por diversos motivos, estão ai até hoje esperando a boa vontade da PMERJ em realizar novas provas.
    Mudem seus pensamentos para que possamos mudar a PMERJ.
    Abraços.
    Esqueci, para quem está lendo e vendo que estou defendendo alguns jurunas, saibam que sou de Curso, CFS 2006. Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.

    ResponderExcluir