sábado, 7 de junho de 2014

QUESITO PARA INGRESSAR NA PM: LIMITE DE IDADE PROVOCA POLÊMICA

COLUNA DO SERVIDOR - O DIA
 O limite de até 30 anos de idade estipulado para o ingresso no posto de soldado da PM do Rio levantou polêmica em grupo de candidatos e especialistas na área de concurso público. O edital foi lançado na quinta-feira e prevê seis mil vagas para soldado.
A coluna procurou a PM para esclarecer o requisito da seleção. Segundo a corporação, a Súmula 683 do Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece que "o limite de idade para inscrição em concurso público só se legitima em face do Artigo 75, inciso XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido".
Advogado especialista em administração pública, Marcelo Queiroz diz que a exigência é ilegal e o principal precedente jurisprudencial é o Recurso Extraordinário 600885. A medida foi interposta pela União contra acórdão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, que havia entendido que violava a Constituição da República, a regra de edital que limitou em 24 anos a idade para ingresso nas Forças Armadas. Queiroz explica que a decisão atinge também as Forças Auxiliares (Polícia Militar e Bombeiros).
O governo do estado informou ontem que mais de 17 mil pessoas se candidataram às seis mil vagas nas primeiras seis horas de inscrição.

35 comentários:

  1. Só depois que completaram 30 anos é que resolveram fazer prova para a PMERJ???
    Soldado tem que entrar para dar o sangue, fazer sua parte, bancar...
    Como que um senhorzinho no auge dos seus 50 anos terá condições de realizar tal míster???
    A verdade é que muitos cinquentões colocam muitos jovens no bolso, mas a grande maioria não...
    30 anos é uma idade excepcional, afinal com 30 anos de serviço a mais o cara vai embora...
    Do que adianta admitir pessoas com 40, 50, 55 anos se em nada contribuirão para a corporação... Muito pelo contrário, entrarão para fazer o pé de meia e ir embora, afinal, tem muita gente reclamando da PMERJ, mas não vê que o salário inicial na Caixa Econômica e no Banco do Brasil não chega a R$ 2.000,00 e lá não tem triênio, anuênios, promoções, se quiser ganhar mais tem que fazer prova... :Tem muito gerente de loja ganhando bem menos que soldados na PMERJ, por isso o questionamento acerca da idade... Mas quem tem 31 anos hoje, teve 21 anos, por que não se inscreveu antes???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No tempo do seu pai, ter cinquenta anos era considerado velho, hoje tem um montão de cinquentões dando olé em vocês, e preconceito é crime seja lá por qual motivo, e alem do mais cada um faz o que deseja, fui clara.

      Excluir
    2. Na verdade ter 50 anos não é ser velho, pois velho é aquilo que não serve para nada mais, eu tenho 52 e ainda faço muitas coisas compatíveis com minha idade, se estivesse em atividade na PM faria muitas coisas, mas acho que para ingressar na carreira militar depois de certa idade não é bom para corporação, teríamos logo pessoas com hipertensão trabalhando em serviços leves, disto a PM já está cheia.
      Nossa Amiga Priscila que me desculpe, mas isso não é preconceito, é uma realidade, de certo que podemos fazer o que quisermos da nossa vida, mas concursos tipo esse tem critérios, e qualquer um que ache sua vocação para a carreira militar, que comece cedo, pois assim terá tempo de estudar e progredir, para quando chegar aos 50 anos já estar encerrando sua etapa e dar vez aos mais novos.

      Excluir
    3. É hj eu sou policial militar mas VC não vê q anos atrás uma prova da PMERJ era uma coisa muito difícil hjem dia todo os anos tem uma ou duas vezes fiquei 7 anos esperando só uma oportunidade para entrar...

      Excluir
    4. É hj eu sou policial militar mas VC não vê q anos atrás uma prova da PMERJ era uma coisa muito difícil hjem dia todo os anos tem uma ou duas vezes fiquei 7 anos esperando só uma oportunidade para entrar...

      Excluir
    5. ALGUM EXPERT AI PODE ME RESPONDER SE TODOS OS SOLDADOS, SARGENTOS, OU O QUE QUER QUE SEJA, MANTEM SEMPRE A MESMA IDADE (P.EX: OS MESMOS 30 ANOS OU MENOS ) DE QUANDO FEZ O CONCURSO (QUALQUER QUE SEJA ELE), NAO ENVELHECEM? MANTEM SEMPRE O MESMO TAL VIGOR? O QUE DEFINE QUEM PODE OU NAO PODE ESTAR DENTRO DESSES ORGAOS, TRABALHAR, E A AVALIAÇAO, SEJA NO MOMENTO DA INSCRIÇAO OU JA TRABALHANDO, E NAO UMA DISCRIMINAÇAO ANAGRAFICA (SOBRE IDADE NUMERICA0)NO MOMENTO DA INSCRIÇAO. ESSA SUMULA VERGONHOSA DO STF (ONDE OS MINISTROS SAO INDICADOS) E MAIS UMA VERGONHA DO SISTEMA JUDICIARIO BRASILEIRO QUE VAI CONTRA OS BONS EXEMPLOS DE PAISES DESENVOLVIDOS E QUE DEIXA NO DESEMPREGO OS QUE TERIAM ESSA OPORTUNIDADE DE TRABALHO. O CULPADO DESSE E DE OUTROS PROBLEMAS E O POVO BRASILEIRO QUE NAO ACORDA E TEM UM PROBLEMA CULTURAL GRAVE. E ANTES DE ME CRITICAREM, JA ADIANTO QUE NEM BRASILEIRO SOU MAS SEI RECONEHCER INJUSTIÇAS.

      Excluir
    6. Eu tenho 32e é meu sonho entra para pm mas por causa da faixa etária eu não posso,tinha que ter uma exceção até 35anos

      Excluir
    7. Para começar, há países como Chile onde a carreira de policial (lá se chamam carabineiros) possui avaliação fisica e medica a cada dois anos onde uma vez que os índices não são alcançados, o indivíduo perde a vaga pública que havia conquistado.

      Pergunto: Será que com 50 anos ainda fará um bom trabalho como quando tinha 30 anos? Não! Então porque a corporação precisa de manter voce por lá e não te dispensa uma vez que precisa de vigor físico??

      Daí se quetiona a idade limite, uma vez que com 50 anos o policial fará a mesma atividade de quando tinha 30 anos. porém se não há condições de ingressar aos 50 anos por conta do baixo vigor físico, como um policial aos 50 anos consegui atuar uma vez que também terá baixo vigor físico como um civil comum?!

      Na minha opinião, não deveria ter idade idade mínima e máxima de permanência na corporação é ainda assim passando por tafs e exames.médicos regulares passivo de exclusão da corporação caso inapto.

      Excluir
    8. ISSO É INCONSTITUCIONAL.
      . A CORPORAÇÃO EXIGER QUE SEUS RECRUTAS TENHAM BONS CONDICIONAMENTO FÍSICO E PSCOLÓGICO. ISSO SIM ELES PODEM COBRAR, MAS NADA ALÉM DISSO.
      TEM MUITOS CINQÜENTÕES QUE ESTÃO MAIS ÁPTO QUE MUITOS JOVENS.

      Excluir
  2. Acho que 24 anos está de bom tamanho.

    Minha amiga é PM. Ela disse que teve época que poderia entrar com 18 anos. Não concordo com 21 anos, quanto mais com 18. Que experiência de vida essas pessoas tiveram. A mente da pessoa ainda está em desenvolvimento. Muito novo para correr riscos, está numa missão tão importante.

    Seria ótimo 24 anos, com NÍVEL SUPERIOR e PLANO DE CARGOS como ocorreu com a PM de Mato Grosso.

    Não é preconceito, mas é mais fácil se dialogar com policial com nível superior. Até em momentos mais delicados quando se gera um debate, uma manifestação, etc... Mas teve um político aí que teve a cara de pau que não gosta de PM estudado, pois segundo ele são mais desobedientes, fazer o quê? Tá na cara que ele não quer PMs pensantes, mas que obedeçam sempre.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com seu comentario.

    ResponderExcluir
  4. ELES QUEREM A PMERDA IGUAL AO TABAJARA FUTEBOL CLUBE. DAQUI A POUCO VAI TER DEFICIENTE FÍSICO E MENTAL.

    ResponderExcluir
  5. NO CBMERJ HJ É ATÉ 51ANOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que com até 38 tava de bom tamanho pois tem gente que não teve oportunidade de fazer.Eu tenho 32quero ser militar e a idade não permite deveria ser liberado

      Excluir
  6. Mas qual o dia q alguem viu um bombeiro bancar 12 em pe em eventos? Bombeiro nao e tao sugado como o pm. E claro q eles tem seus valores e suas funcoes, mas no geral a carga horaria do cbmerj e muito mais laith do q na pmerj. O q eu vejo na pmerj e que muita gente quer entrar, mas na hora de bancar ninguem quer. Principalmente fem. Entao concluindo tem que ter limite na idade pra pmerj pois o servico e duido....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O serviço é doido e esse teu português tbm.

      Excluir
  7. Não é um trabalho qualquer,exige muito do fisico e psicologico,uma pessoa com cinquenta anos,mesmo bem de saúde não rende o mesmo que uma de 25 por exemplo.

    ResponderExcluir
  8. acho que a idade mínima 24 anos está boa, a pessoa não é tão imatura e nem tão experiente mais já tem noção de como é a vida, e a idade máxima 30 não concordo poderiam estender para 35 um homem com 35 anos está no seu auge maduro o suficiente tanto fisicamente como psicologicamente, participa dos concursos quem quer e em relação a parte física é para eliminar pessoas que não tem condições físicas que servem os testes físico que são feitos, se a pessoa não for apta para o serviço os testes vão eliminar, mais tenho certeza que tem muito homem e mulher com 35 anos que estão com todo gás muito mais que alguns jovens de 18 que tem por ai.

    ResponderExcluir
  9. Acredito, que qualquer imposição, no sentido de limitar alguém de participar de um processo seletivo configura discriminação. Aliás, quem tem que provar quem é capaz é o candidato. Que aumente o nível do exame físico, no entanto, não limita alguém por motivo de idade.

    ResponderExcluir
  10. policia civil é até 69 anos,fala tu qual é a diferença deles para os pmerj?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala sério meu amigo, o que um cara com 69 anos quer na Polícia???
      O que as pessoas não vêem e que estamos falando de polícia, e não de qualquer outra função, uma pessoa começar a aprender a profissão com uma certa idade é inviável e improdutivo, de certo quando se começa novo e chega a idade mais avançada, já detém uma larga experiencia.

      Excluir
    2. Simples teste físico e psicólogo garanto que só fica quem tem peito um monte de garotos com 25 anos que nao dão contab

      Excluir
    3. Tenho 33 anos e fiz a prova já passei em tudo físico psicotécnico toxicológico etc.... Um monte com menos idade ficou pra trás antes não tive a chance de passar quer dizer que chegou os 30 VC fica incapaz ???

      Excluir
    4. Policial civil como militar não só serve para a guerra do RJ não tem vários outros cargos lá dentro das intituições, monitoramento, inteligência não é pq o cidadão tem 30 ou 50 anos q não possa entrar isso está na capacitação de cada um....

      Excluir
  11. Acredito que todos farão a mesma prova, mesmo exame e testes independente de idade.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho 33 anos,eu poderia tentar ser candidato para PMERJ?

    ResponderExcluir
  13. Limite máximo 35 anos to com 32 cheio de gás

    ResponderExcluir
  14. sem limite de idade para oficial e soldado

    ResponderExcluir
  15. GENTE TEM UM ABAIXO-ASSINADO ROLANDO NA NET PARA AUMENTAR O LIMITE DE IDADE PARA 51 ANOS,VAMOS ASSINAR.

    ResponderExcluir
  16. Meus amigos, tenho 40 anos, dos quais militei por 07 anos nas forças armadas com a patente de 3sgt. Tenho certeza que tenho capacidade psicológica, belica, física, etc...maior que muitos garotos que vejo na corporação (sem querer ofender ninguém).
    Não se pode generalizar. A que se avaliar caso a caso.

    ResponderExcluir
  17. Meus amigos, tenho 40 anos, dos quais militei por 07 nas forças armadas com a patente de 3sgt.
    Me considero vocacionado para tal função e preparado em todos os quesitos necessários para exercer tal função, apesar de ter outras metas no momento.
    Só vim deixar meu ponto de vista que NUNCA podemos generalizar. Deve-se dar oportunidade a todos de acordo com a natureza da função e o perfil do candidato.

    ResponderExcluir
  18. Meus amigos, tenho 40 anos, dos quais militei por 07 anos nas forças armadas com a patente de 3sgt. Tenho certeza que tenho capacidade psicológica, belica, física, etc...maior que muitos garotos que vejo na corporação (sem querer ofender ninguém).
    Não se pode generalizar. A que se avaliar caso a caso.

    ResponderExcluir
  19. Na boa difícil é ver jovens que acham que podem tudo portar uma arma por aí. E não vejo tanta ação da PM no estado que implique em tamanha condição física e psicológica. Se pararmos para ver mais de 50% da corporação está obesa e só mamam na teta do governo. A PM precisa de gente que passou uma vida sim de honestidade e não moleques corrompidos pelo sistema.

    ResponderExcluir
  20. Fiz a prova PMERJ 2008 sendo reprovado na redação, fui ao CFAP e pedi a vista da prova. Para minja surpresa na prova estava aprovado e o sargento não soube me dizer o que ouve. Resumindo desanimei do sonho e hoje tenho 33 anos e quero entrar outra vez.

    ResponderExcluir
  21. O q manda é a aptidão física e psicológica, nada ha ver com idade.
    . Se depois dos 30 o cidadão é incapaz!! Então que se aposenta então com 30!!

    ResponderExcluir