sexta-feira, 3 de abril de 2015

Reestruturação de acesso aos quadros da Polícia Militar

A proposta de reestruturação de acesso aos quadros da Polícia Militar prevê que, em cerca de 15 anos, todos os integrantes da corporação tenham curso superior. O Comando da PM quer que o projeto, que será enviado nos próximos meses para a Assembléia Legislativa, seja implantado em 2016. Como ocorre hoje, será exigido apenas o Ensino Médio dos futuros praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes). Eles, porém, serão estimulados afazer o curso de Tecnológico de Segurança Pública, de nível superior. 
 A alteração facilitará a ascensão de praças ao quadro de oficiais. Haverá mudança também no acesso ao oficialato da PM. Os futuros candidatos terão que apresentar diploma de qualquer curso superior para poder disputar vaga na escola de Formação de Oficiais.

66 comentários:

  1. NA PRÁTICA, SÓ VAI PIORAR, POIS ISSO IRÁ ALMENTAR AINDA MAIS O ABISMO ENTRE O PRAÇA E O OFICIAL, SE HOJE O OFICIAL COMETE ARBITRARIEDADE COM OS PRAÇAS E SE ACHAM MELHORES, COM ESSA MUDANÇA SÓ VAI PIORAR. O QUE DEVERIA MUDAR DE FATO ERA UMA PORTA ÚNICA, QUE MUDARIA A OPTICA DOS OFICIAIS E QUE TRANSFORMARIA A PM DE VERDADE, POIS ABRIRIA OS OLHOS DOS OFICIAIS, PARA OS PROBLEMAS REAIS EM QUE OS PMs VIVENCIAM TODOS OS DIAS, POIS JÁ TERIAM PASSADO POR ISSO E HOJE O QUE VEMOS É OFICIAIS, QUE MANDAM MAS NÃO SABEM OUVIR E QUANDO OUVEM, ENTRA POR UM OUVIDO E SAI PELO OUTRO, E OS PROBLEMAS QUE SÃO CORRIQUEIROS E DE FÁCIL SOLUÇÃO PERPETUAM POR FALTA DE ESPERIENCIA DOS OFICIAIS, QUE DE FATO TEM O PODER DE MUDAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo de você, pois essa mudança do nível superior completo para disputar uma vaga no CFO vai ajudar a melhorar a qualificação do Policial Militar do Estado do Rio de Janeiro.

      Excluir
    2. O CONCURSO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR DEVERIA EXIGIR O NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

      Excluir
    3. “Uma instituição policial é conseqüência do seu treinamento; da qualidade dos seus professores. Treinamento não é gasto, é investimento” (Giraldi)

      Excluir
  2. Espero que isso ajude a melhorar o nível da PM, pois a situação está difícil.

    Se olhar nos serviços públicos em geral, todos possuem um concurso público mais razoável e difícil de passar, seja para banco, área fiscal, Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos, Petrobrás, correios, etc... mas para a PM entram notas baixíssimas e chega lá dentro não tem um bom preparo.

    Gente, estamos lhe dando com segurança pública. Essa Secretaria não pode ser vista como o patinho feio. Não se pode colocar arma de fogo nas mãos de qualquer um, nas mãos de pessoas desequilibradas, não mãos de pessoas que não sabem dialogar ou debater razoavelmente.

    O nível dos policiais militares, seja na técnica, na letra, no diálogo, no trato com o ser humano está muito baixo. O nível dos PFs, PRFs, PCs já é bem melhor. Mas quando ligamos para o 190 quem vem são os militares, são eles que estão na ponta da lança, então melhorem esses caras, por favor. Até o salário é baixo.

    É cada coisa que a gente ver na televisão por câmeras escondidas que dá medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ajudar, com certeza!

      Excluir
    2. Concursos internos precisam voltar e promoção de praças por tempo de serviço tem que acabar!
      Soldados devem fazer prova para o CFC, para serem promovidos à graduação de Cabo;
      Cabos devem fazer prova para o CFS, para serem promovidos à graduação de 3° Sargento;
      2° Sargentos devem fazer prova para o CAS, para serem promovidos à graduação de 1° Sargento.

      Excluir
    3. https://www.youtube.com/watch?v=SgiGEx2pwFM

      Excluir
  3. O CORONEL SEJA O QUE ESTAIS ARRUMANDO,SO PARA O POLICIAL NAO FAZER NADA,TINHA QUE SER DESDE SOLDADO A OFICIAL,ASSIM ESTARIAM CAPACITADOS A UMA DOUTRINA MAIOR,COMO SABER TODOS OS RECURSOS DE ATIRAR,FAZER UMA BOA OCORRENCIA, A ASSIM VAI,FICAR ATRAZ DE MESA E ENCHENDO DE GLORIA AI E MOLE,JA VI NO MEU TEMPO DE OFICIAIS NAO SUBIR MORRO E NEM DE SAIR DE UMA ENCURALADA NAS VIELAS DAS FAVELAS,E IR TE QUE BUSCAR-LOS.EX;NASCEMOS,CRESCEMOS E ANDAMOS TUDO UM POUCO DE CADA VEZ,SIGA A POLICIA AMERICANA,DEBAIXO PARA CIMA.AI CRIA UM MONTE DE POLICIAIS QUE PASSA A BOLA PRA OUTRO.JA DISSE DE BAIXO PARA CIMA,AI TERA UMA BOA POLICIA.

    ResponderExcluir
  4. Sou favorável à reestruturação, mas com a exigência do Bacharelado em Direito para o acesso ao oficialato da PM. Os futuros candidatos teriam que apresentar diploma de Faculdade de Direito para poder disputar vaga para o Curso de Formação de Oficiais. A missão da Polícia Militar traz, em si, o serviço imprescindível para a sociedade organizada. A disciplina, o senso do dever, a noção clara da missão a cumprir, são virtudes eminentemente éticas e não apenas técnicas. É claro que ninguém serve ao semelhante e à comunidade se for ignorante ou incompetente. Ninguém presta apoio, auxílio, presença aliada à justiça, à ordem e à harmonia, se não estiver bem preparado para seu desempenho profissional. E é nesse sentido que o conhecimento especializado traz contribuição indispensável. Mas, bem sabemos que a eficiência, a dinamicidade, a atuação eficaz, se não dispensa, certamente transcende esses aspectos. É no lineamento ético, é na honestidade de propósitos, no apoio à administração da justiça, é na elevação das atitudes, - tudo formulações éticas -, que reside a confiabilidade, o renome, a grandeza, o apreço da população, o reconhecimento da sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO SABE NADA, O QUE FALTA É ESPERIENCIA DE VIDA, O QUE O PM VIVE NÃO TEM NADA A VER COM FACULDADE, ATÉ PORQUE ELE LIDA COM A ESCORIA DA SOCIEDADE, EU PENSO QUE DEVERIAM COBRAR DOS NOSSOS GOVERNANTES ESSAS QUALIFICAÇÕES, ESSE COMENTARIO É DE ALGUM IDIÓTA, QUE PENÇA QUE UM POLICIAL SE FAZ DENTRO DE UMA SALA DE AULA, EU DIGO QUE A PM ASSUME O PAPEL DE TODAS AS POLICIAS, INCLUSIVE A POLICIA FEDERAL, QUE NÃO TEM PREPARO PSICOLÓGICO PARA ENFRENTAR O QUE O PM ENFRENTA, E VIVEM FAZENDO CURSOS E NÃO VIVENCIAM O QUE O PM VIVE, CRITICAM A PM MAS SE NÃO FOSSE OS GUERREIROS DA PM, A SOCIEDADE ESTARIA PERDIDA.

      Excluir
    2. É vergonhoso um policial militar escrever tão mal! Após o comentário do Anônimo das 09h53min de 6 de abril de 2015, vejo que estão aprovando analfabetos nos Concursos para SD PM...

      Alguns erros graves: EXPERIÊNCIA, ESCÓRIA, COMENTÁRIO, IDIOTA, PENSA, POLÍCIAS, POLÍCIA, SE NÃO FOSSEM OS...

      Excluir
    3. UM BOSTA FEITO VOCÊ QUE SABE CORRIGIR OS ERROS DE PORTUGUES DOS OUTROS, TALVEZ SAIBA RESOLVER O PROBLEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA, POIS É JUSTAMENTE O QUE FALTA, ALGUÉM QUE SAIBA ESCREVER DIREITO E CRITICAR OS OUTROS, OU SEJA UM BOSTA QUE PENÇA QUE É ALGUEM, DUVIDO QUE TENHA DISPOSIÇÃO PARA INCURSIONAR UMA FAVELA CHEIA DE BANDIDOS ARMADOS, E VOCÊ QUE É UM BOSTA FICA ENFIADO EM ALGUMA SALA PENSANDO QUE DESCOBRIU A ORIGEM DOS PROBLEMAS. É SÓ COLOCAR O PM EM UMA SALA DE AULA E TUDO VAI MUDAR, ESSE DISCURSO É TÃO VELHO E TÃO DESGASTADO QUANTO DIZER QUE O PROBLEMA DA SOCIEDADE É EDUCAÇÃO OU A FALTA DELA. APESAR DE NÃO TER TODO ESSE CONHECIMENTO, EU SOU PM E TENHO SOBRE MIM UM FARDO MUITO GRANDE E NÃO PASSO A BOLA PARA NINGUEM, E SE ERRO, SOU COBRADO E POSSO PERDER A MINHA VIDA OU A MINHA LIBERDADE, E POR ISSO ACHO QUE MERESSO RESPEITO E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO.

      Excluir
  5. Concursos internos precisam voltar e promoção de praças por tempo de serviço tem que acabar!
    Soldados devem fazer prova para o CFC, para serem promovidos à graduação de Cabo;
    Cabos devem fazer prova para o CFS, para serem promovidos à graduação de 3° Sargento;
    2° Sargentos devem fazer prova para o CAS, para serem promovidos à graduação de 1° Sargento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc tem q me mamar e parar de falar besteira. Oficial idiota.

      Excluir
    2. Uma instituição policial é conseqüência do seu treinamento; da qualidade dos seus professores. Treinamento não é gasto, é investimento” (Giraldi)

      Excluir
    3. Os aspirantes-oficiais não prestam nenhum concurso para chegar a coronel, por que os praças têm que prestarem? Só os praças que têm que prestar concurso para serem capacitados? Os oficiais por acaso já nascem capacitados, por isto não precisam prestar mais concursos para se qualificarem e para serem promovidos?

      Excluir
  6. Já deveria ser exigido o nível superior completo para ser promovido à graduação de subtenente, pois o mesmo já exerce funções de oficial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde? Em qual país? Nunca vi um Subtenente como Encarregado de IPM ou Sindicância....

      Excluir
    2. No Rio de Janeiro, Brasil. Nas Unidades Operacionais da PMERJ se vê Subtenentes escalados na função de Oficial-de-Dia, contrariando o RISG.

      Excluir
  7. Direito da posse de arma reduz criminalidade, afirma Harvard. O controle de armas serve apenas para deixar uma população pacífica ainda mais vulnerável.

    Se o governo de um país aprova um estatuto do desarmamento, o que ele realmente está fazendo é diminuindo o medo de criminosos levarem um tiro de cidadãos honestos e trabalhadores, e aumentando a confiança desses criminosos em saber que suas eventuais vítimas — que obedecem a lei — estão desarmadas.

    ResponderExcluir
  8. Parece que há uma resistência da cúpula em melhorar a formação da tropa.

    O que é exigido nos Concursos para Soldado das Polícias Militares de outros Estados da Federação (diploma de qualquer curso superior) será exigido no Concurso para Oficial da PMERJ?

    Continuará sendo exigido apenas o Ensino Médio nos Concursos para soldado da PMERJ?


    Ainda ficaremos MUITO AQUÉM DO ESPERADO, ou seja, LONGE DO DESEJADO, com o nível de ensino insuficiente e de fraca qualidade!

    ResponderExcluir
  9. sou praça da pmerj e só espero a oportunidade de me reformar, ja tive o sonho de fazer o QOA mais oque vejo nos batalhoes é que existem dois tipos de oficiais os que começaram CADETES E OS QOAS e os QOA NAO É CONSIDERADO OFICIAL PELOS CORONEIS QUE OS TRATAM COM O MAIOR DESPREZO POSSIVEL DELEGANDO AOS MESMOS FARIAS TAREFAS , EM MEU BATALHAO UM QOA RESPONDE PELA TESOURARIA , RUMB E PCSV MESMO SENDO MAIS ANTIGO QUE OS TENENTES DE ESCOLA QUE FICAM A TOA TOMANDO CAFEZINHO COM O CMD E O QOA SENDO TODA HORA CHAMADO PARA A HORA DO PATO SE LIGUEM LUTEM PELA REFORMA AOS 25 ANOS DE SERVIÇO E DEIXE ESTA POLICIA PARA ELES

    ResponderExcluir
  10. Pronto! inventaram a roda!
    o PM com Nível Superior é um PM mais qualificado para fazer o seu serviço cotidiano?
    A questão principal é: será que precisamos de Nível Superior para ser PM ou precisamos do TECNOLÓGO EM SEGURANÇA PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE?

    Se precisamos do Nível Superior, nos Policiais Militares Praças e Oficiais, façam como a PM do Estado de Minas Gerais que pela Fundação Tiradentes estão criando e conseguiram autorização do MEC para ter cursos de Nível Superior para PMs e seus dependentes. Vejam a reportagem do JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ: http://digital.dm.com.br/#!/view?e=20150122&p=3

    Mas parece que a coisa no Rio de Janeiro precisa passar pela tutela dos Ilustríssimos Catedráticos ou será RESERVA DE MERCADO.... por baixo serão mais de 40 mil alunos PMs que serão formados com a DOUTRINA da UFF, a mesma UNIVERSIDADE que ALUNOS fizeram um abaixo assinado para que no seu CAMPUS em Niterói não fosse feito o Curso de Graduação em Segurança Pública, para não ter POLICIAS atrapalhando as ATIVIDADES ACADEMICAS, esta no Jornal O Globo de 11 de setembro de 2009: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/alunos-da-uff-fazem-manifestacao-contra-criacao-do-curso-de-seguranca-publica-3832688

    Caros PMs se o CFAP e a ACADEMIA D. JOÃO VI estão formando mal seus profissionais existem culpados.
    Agora destruir uma TRADIÇÃO de INSTRUÇÃO MILITAR e passar para o Ilustríssimo Professor KANT DE LIMA e seus CATEDRÁTICOS e POLICIOLOGOS no plantão das DISSERTAÇÕES E TESES para a Alegria do CNPQ. Lembrando que no Brasil as Escolas Militares formaram Militares desde 1810 com a chegada da Família Real Portuguesa: Academia Militar do Rio de Janeiro criada em 1810. E nossas UNIVERSIDADES são da segunda década do século XX, a Universidade do Brasil.
    Tem que ser a UFF?
    Qual a ligação entre a UFF e o Chefe do Estado Maior, que é Mestre em Antropologia pela UFF e foi ORIENTADO pelo criador do Curso de Tecnologo em Segurança Pública?

    Estamos passando por um processo de DESMILITARIZAÇÃO DA PM e na cabeça de certos POLÍTICOS somos VIOLENTOS porque somos MILITARES. DESMILITARIZANDO teremos um SINDICADO e provavelmente FILIADOS A CUT e ao PT (PRECISAMOS DIZER ALGO MAIS) A Polícia, ex MILITAR vai virar um BRAÇO ARMADO de SINDICATOS e logo de um PARTIDO POLITICO...
    E ser SINDICALIZADO é bom? pergunte aos METALÚRGICOS de São Paulo que estão em férias COLETIVAS no ABC PAULISTA!

    O PROBLEMA não é SER PRAÇA querer ser OFICIAL. É quem todos querem sair da PMERJ por falta de DIGNIDADE: SALÁRIO, ESCALA, CONDIÇÕES DE TRABALHO, MORAL E APOIO INSTITUCIONAL (SAÚDE, JURÍDICO E FAMILIAR)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM, o PM com Nível Superior é um PM mais qualificado para fazer o seu serviço cotidiano.

      Excluir
    2. A reestruturação de acesso aos quadros da Polícia Militar ainda precisa de algumas mudanças.

      A proposta de reestruturação de acesso aos quadros da Polícia Militar deve ser implantada somente em 2016. O curso de TECNOLÓGO EM SEGURANÇA PÚBLICA deveria ser uma exigência no Concurso para Soldado.

      Os futuros candidatos ao oficialato da PM terão que apresentar diploma de qualquer curso superior (o que já é exigido nos Concursos para Soldado das Polícias Militares de outros Estados da Federação), para poder disputar vaga para o CFO, que é ministrado na Academia de Polícia Militar D. João VI, a antiga Escola de Formação de Oficiais. Sou a favor da exigência do Bacharelado em Direito para o acesso ao oficialato da PM, caso contrário ainda ficaremos MUITO AQUÉM DO ESPERADO, ou seja, LONGE DO DESEJADO, com o nível de ensino insuficiente e de fraca qualidade!.

      Excluir
  11. Para morrer na favela não precisa de" curçu"não, é só colocar esses recrutas sub-ten na UPP, pois tem sub que dá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Cabos e Soldados são essencialmente os elementos de execução. O Subtenente tem a função de fiscalizar.

      Excluir
    2. Quem é você para dar esse palpite? Soldado é essencialmente o elemento de execução, não é pago para pensar, é pago para fazer!

      Excluir
  12. A pmerj deveria substituir todas os soldados das UPPs, por SUBTENENTES, pois os recrutas são inexperientes, e os sub-oficiais são muito treinados e qualificado para exerce essa nobre função !!! Na Pmerj existem mais sub-ten do que soldado, principalmente nos batalhões do interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a pm tem q substituir os recrutas das upps por sgts jurunas. até p q, pra q serve a jurunada mesmo???

      Excluir
    2. Não fala besteira! Os Cabos e Soldados são essencialmente os elementos de execução. O Subtenente tem a função de fiscalizar.

      Excluir
    3. SUBTENENTES NÃO PODEM EXERCER FUNÇÃO DE SOLDADO!

      SUBTENENTES EXERCEM FUNÇÃO DE SUBTENENTE.

      Excluir
  13. EU QUERO É SALÁRIO DIGNO!!!!!!6 de abril de 2015 08:22

    SOBRE UMA REMUNERAÇÃO DIGNA NINGUÉM FALA!!!!!!!
    ELES SABEM QUE A PMERJ É COMPOSTA DE SUA MAIORIA DE PESSOAS VAIDOSAS, E POR ISSO QUE ELES VENTILAM ESSAS NOTICIAS, POIS PARA MUITOS O MAIS IMPORTANTE É A GRADUAÇÃO OU O POSTO QUE OCUPAM, MESMO GANHANDO UM DOS PIORES SALÁRIOS DO BRASIL, E SENDO A POLÍCIA QUE MAIS TRABALHA E QUE MAIS MORRE. VAI VENDO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. EU JÁ SABIA QUE ESSES OFICIAIS NÃO IRIAM PERMITIR QUE COLOCASSEM UMA PORTA ÚNICA DE ENTRADA,COMO FICARIAM SEUS FILHOS,IMAGINEM ELES TENDO QUE ABANAR O CARVÃOZINHO COMO SODADO ATÉ CHEGAR CORONEL,AGORA É SÓ APRESENTAR UM CURSINHO DESSES RECONHECIDOS COMO SUPERIOR FEITO NAS COCHAS EM QUALQUER FACULDADE,COMO É O CASO DA ESFO ,E TÁ TUDO CERTO,ESSA É A NOSSA PMERJ 200 ANOS E NADA MUDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As praças que ficam com este "mimimi" de que oficiais não servem para isso ou aquilo são invejosas. Deveriam estudar e sair da Polícia ou procurarem ascender profissionalmente....

      Excluir
    2. OFICIAL DA RENOVAÇÃO 6 de abril de 2015

      E O MIMIMI DE VOCÊS OFICIAIS JÁ DURA 200 ANOS E NADA MUDA,A CONVERSA DE VOCÊS É A MESMA "PEÇAM BAIXA",É ESSE O PENSAMENTO DOS ADMINISTRADORES DE MERDA QUE VOCÊS SÃO,EM 200 ANOS O QUE MUDOU NESSA PM?
      NÃO SOU INVEJOSO,ALIÁS CONCLUI MINHA FACULDADE ,SOU BACHAREL EM DIREITO E PÓS GRADUADO EM DIREITO PENAL ,NÃO TENHO DIPLOMA NAS COXAS,ESTUDEI 5 ANOS DE FACULDADE,FORA A PÓS GRADUAÇÃO,E NÃO 3 ANOS DE ACADEMIA,E COMO BEM COLOCADO, ESTOU ESTUDANDO PARA SAIR DESTA POLÍCIA,ALIÁS,NÃO SÓ EU,MAS,A VERDADE TEM QUE SER DITA,NO MAIS,FAÇA UM BOM PROVEITO DA PMERJ ,TALVEZ SEU OBJETIVO SEJA APODRECER NELA,A PMERJ CAMINHA PARA SUA BREVE EXTINÇÃO QUEM VIVER VERÁ!

      Excluir
    3. 5 anos de faculdade??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Rapaz, 3 anos de APM em horas/aula equivalem a 12 anos da sua "farculdadie", afinal há aulas das 6h às 17h. Já parou para pensar nisso?
      Faculdade paga e feita nas coxas não leva ninguém a lugar algum... Fala sério!!!
      Realmente você está na profissão errada... Vai ser gari na COMLURB...

      Excluir
    4. Anônimo 9 de abril de 2015 01:17

      3 anos de ESFO aprendendo RDPM, ESTATUTO e ORDEM UNIDA ,mesmo requisito para formação de um estudante de ensino médio,é isso que vocês aprendem lá no mobral da ESFO ,se inscreva em qualquer concurso de nível superior com seu diploma de OFICIAL PMERJ,principalmente para DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL,aliás, realizar a inscrição todos podem,na apresentação do seu diploma,será motivo de piada,comparar 'horas-aula',que é separado por 'hífen',aprende a escrever primeiro,do ensino médio,caso da ESFO,com SUPERIOR em DIREITO é SURREAL,realmente a faculdade é paga,mais as provas,a dedicação e os estudos,não são pagos,ademais, a faculdade de DIREITO que estudei, é reconhecida pelo MEC como SUPERIOR,e nas coxas é a promoção dos OFICIAIS,total desperdício do dinheiro público,para assinar papeleta, qualquer pessoa realiza esse serviço,certamente não serei um GARI DA COMLURB,não estou me dedicando este tempo todo de estudos para essa profissão,que por sinal, é digna como qualquer outra,para os OFICIAS,a PMERJ não passa de uma bela colônia de férias e no final ainda são reformados por surdez ou diversas outras anomalias,para não descontarem o IR,roubam e ainda são promovidos,tem rancho diferenciado mesmo não contribuindo,promoções meteóricas,é uma maravilha,por isso querem perpetuar este militarismo por mais 200 anos,mas,isto está caminhando para a sua breve extinção,é questão de tempo,então OFICIAL,faça um bom proveito da PMERJ,pois foi para isso que você estudou, e é isso que pode ser no momento.

      Excluir
    5. Gostaria de saber o que esses Oficiais aprendem lá na ESFO, 3 anos,das 6 as 17 h ,deve ser CIEP,se for o que andei escutando e verificando nesses 25 anos de Briosa,prefiro nem comentar,vou falar só um pouquinho para não passar em branco,na época que fui do 16 BPM(1994) ,não dava para distinguir Oficial dos bandidos,fora a contravenção,baseamentos vendidos,tráfico,todas as sextas tinha a "PATAMO ESTRELA",teve Oficial que foi esculachado em pleno Complexo do Alemão,foi pegar o arrego e o pozinho que ele gostava de "aspirar",por isso são(ASPIRAS),tomou uma banda do bandido(quebrou o braço), e os bandidos ainda mijaram na cara dele,teve que sair do batalhão por vergonha,quem foi dessa época sabe disso, o outro envolvido com tráfico na Cidade Alta ficou preso,como todos já sabem o final, foi solto e promovido(novidade),atualmente é Coronel,outro envolvido com bandido do Alemão também ficou preso e adivinhem,também é Coronel,e os praças(quem souber ganha um doce).
      Caros irmãos, se eu me alongar vai ficar cansativo,e os últimos acontecimentos,vide HCPM e muitos outros, já valem mais que mil palavras,realmente,como eles(oficiais), devem estudar na ESFO, um soldado que trabalhou na minha equipe,e fez Direito na Estácio(nas coxas) como o Oficial acima diz,atualmente é Delegado de Polícia Federal ,quando ele passou o Cel do Batalhão ficou sabendo e chamou o mesmo para almoçar no rancho dos Oficiais,ele respondeu "obrigado Cel ,vou almoçar com meus companheiros da vtr",se isso é faculdade nas coxas,tá na média então,fora outros que hoje estão em outras profissões,muito melhor remuneradas,e graças a Deus saíram da PMERJ,muitos ainda estão por sair,certamente quem não quer sair e buscar melhorias são os OFICIAIS(porque será),de 1990 até 2015 nada mudou, a safra de oficiais continua a mesma,e pelo visto os estudos na Esfo também.
      Diante do exposto,acredito que o mínimo a ser feito(dica do Oficial), é mesmo o concurso para Comlurb,para quem possui nível de 2º grau(mesmo requisito para Esfo),lá teremos nossos direitos respeitados,dignidade,seremos amparados pela Carta Magna,e ainda auxílio alimentação,e não esse rancho vergonhoso e outras atrocidades,como diz a canção:ser OFICIAL é sobretudo uma razão de ser....URRA!

      Excluir
    6. por oficiais como vc ,se assim for mesmo que a pmerj esta ruim,pede baixa e não fica sulgando a teta,da a vaga para quem tem afinidade com a profissão,oficial incapaz.

      Excluir
    7. Não equivale não, pois Ordem Unida e Educação Física não contam.

      Outra coisa, o CFO não é nem reconhecido pelo MEC. O oficial tem que completar as matérias na Faculdade para ter o Nível Superior.

      Excluir
    8. Estudam por três anos,das 06 às 17 hrs. e não aprendem nada kkkkkkkkk. Curso superior da ESFO equivale a um certificado do MOBRAL.

      Excluir
    9. A ESFO como instituição de "nível superior"tem uma qualidade de ensino péssimo, haja vista a baixa qualificação de seus ex alunos,hoje oficiais.Seu diploma pode ser comparado no máximo a um curso técnico de ensino médio.

      Excluir
    10. Querer comparar formação em uma Faculdade,com formação da Esfo(ensino médio),ainda enche a boca pra dizer "3 anos",é ser "OFICIAL DA ENROLAÇÃO",mesmo tempo de formação de um estudante de nível médio,aliás,mesmo tempo que estes cursinhos Tecnólogos(me perdoe quem tem),maior aberração estes cursinhos serem reconhecidos como curso Superior,perdi meu tempo lendo essa asneira,vou dormir depois dessa OFICIAL DA "ENROLAÇÃO".

      Excluir
  15. NA PRÁTICA NADA IRÁ MUDAR, OS OFICIAIS DA PM SÓ SERVEM PARA BUROCRATIZAR E DIFICULTAR O SERVIÇO DE POLICIA, DEVERIAM COLOCAR ESSES OFICIAIS NA RUA PARA TRABALHAR JUNTAMENTE COM OS PRAÇAS COMANDANDO O POLICIAMENTO EM TODOS OS NÍVEIS, POIS HOJE EXISTEM MUITOS OFICIAIS QUE NÃO SERVEM PARA ABSOLUTAMENTE NADA, FICAM ENFIADOS NOS BATALHÕES E QUANDO SAÊM É PARA PROCURAR ERROS DOS PRAÇAS, E NÃO AUXILIAM EM NADA, POIS NA MAIORIA DAS VEZES NÃO SABEM NADA DO SERVIÇO, E O PM TEM QUE SE VIRAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo que deveria mudar e ao supervisionar ,deveria ver as dificuldades,e nao procurar piorar o serviço,mas faça a diferença verá que será observado com bons olhos.

      Excluir
  16. Pro praça nada vai mudar, agora pro oficial na parte de remuneração vai mudar e muito, vai sair do nível médio e vai entrar no nivel superior,com isso vai melhorar o salário, enquanto o praça que mesmo com o curso superior, continuará incorporando com ensino médio nada vai mudar, vide o policial civil a lei mudou de ensino médio pra superior, o cara já entra com 5000R enquanto o nosso sd entra com 2800 R depois de pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 7 de abril de 2015 09:29

      E OS OFICIAIS FICAM VOMITANDO AOS 4 CANTOS,QUE COM A DESMILITARIZAÇÃO PERDEREMOS DIREITOS,TE PERGUNTO;QUAL SERIAM OS NOSSOS DIREITOS?SÓ SE FOR O DE PERMANECER CALADO,DE SERMOS MANTIDOS NESSE REGULAMENTO ACAICO E IMORAL,TOTALMENTE EM DESACORDO COM NOSSA CRFB/88,É DE MATAR DE RIR,PARA NÃO CHORAR,POR ISSO QUE ELES DEFENDEM ESSA IMORALIDADE,AS POLÍCIAS MILITARES JÁ FORAM ABOLIDAS EM PRATICAMENTE TODO O MUNDO,MAS,AQUI NO BRASIL ELES NÃO QUEREM QUE ACABE E NÃO QUEREM PERDER ESTA MAMATA,QUE SÓ O MILITARISMO PROPORCIONA A ELES,A SOCIEDADE NÃO QUER SABER SE O POLICIAL É 'SOLDADO OU CORONEL',A SOCIEDADE QUER A PRESENÇA POLICIAL PARA ATENDÊ-LA E ISSO JÁ BASTA,CHEGA DE DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO É SÓ DAR UM PULINHO NO QG DA PMERJ E LÁ ESTÃO ELES DANDO CABEÇADA ESPERANDO COMPLETAR SEUS 30 ANOS DE PURO COMBATE AO CRIME "DE ALMOFADAS",DORME COM UM BARULHO DESSE.

      Excluir
    2. o oficial ao sair da academia,ja tem seu diploma reconhecido como nivel superior em segurança publica,entao nada vai mudar,ele já tem nivel superior ao se formar na academia,vai estudar para alcançar o objetivo e se une a quem quer valorizar não a figura e sim o policial em geral.

      Excluir
  17. TEM QUE ACABAR COM A PM MESMO,A PEC 51 É A ÚLTIMA ESPERANÇA DE MELHORIA,ESTES OFICIAIS SÓ QUEREM VER O SEU LADO E PERPETUAR ESTE SISTEMA ARCAICO E IMORAL POR MAIS 200 ANOS,O PRAÇA SE ESQUECE QUE SÃO A MAIORIA NA PMERJ,PORÉM SEM UNIÃO AS COISAS NÃO MUDAM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz concurso para policia civil,sempre tem vaga.

      Excluir
    2. Já repararam quando se fala na PEC 51 ,os Oficiais ficam logo alucinados,eles logo trataram de tirar o rabinho das cadeiras e se movimentar e tentar maquiar a atual situação com essas mudanças pra "boi dormir",querendo colocar nível superior para acesso ao Oficialato ,como condição "Sine Qua Non",parece piada ,mas,é a mais pura verdade.
      Diante disso,e como defesa diante do assunto,sempre dizem: "façam prova pra CIVIL ou "peçam baixa",como se nós "Praças da Pmerj" ,é que tivéssemos que sair, é como se a Pmerj fosse deles,parece a primeira vista,que somos "terceirizados" na Pmerj e só eles fossem "concursados",continuem pensando assim,se militarismo fosse tão bom a PMERJ estaria uma maravilha nesses 200 anos,e o militarismo não teria sido abolido em praticamente todas as polícias do mundo,certo que,a sociedade não quer saber se o policial é Soldado ou Coronel,ela quer a presença policial para atendê-la e isso já basta.
      Enfim,informo aos valorosos e destemidos oficiais que não precisaremos pedir baixa,as mudanças serão imediatas,mesmo contra a vontade de vocês,não serão vocês que dirão o que terá que ser feito,é só aguardar o triste fim da Pmerj,cada vez mais próximo,Dura lex sed lex!

      Excluir
  18. Sou favorável à reestruturação de acesso aos quadros da Polícia Militar, mas com a exigência do Bacharelado em Direito para o acesso ao oficialato da PM. Os futuros candidatos teriam que apresentar diploma de Faculdade de Direito para poder disputar vaga para o Curso de Formação de Oficiais. A missão da Polícia Militar traz, em si, o serviço imprescindível para a sociedade organizada. A disciplina, o senso do dever, a noção clara da missão a cumprir, são virtudes eminentemente éticas e não apenas técnicas. É claro que ninguém serve ao semelhante e à comunidade se for ignorante ou incompetente. Ninguém presta apoio, auxílio, presença aliada à justiça, à ordem e à harmonia, se não estiver bem preparado para seu desempenho profissional. E é nesse sentido que o conhecimento especializado traz contribuição indispensável. Mas, bem sabemos que a eficiência, a dinamicidade, a atuação eficaz, se não dispensa, certamente transcende esses aspectos. É no lineamento ético, é na honestidade de propósitos, no apoio à administração da justiça, é na elevação das atitudes, - tudo formulações éticas -, que reside a confiabilidade, o renome, a grandeza, o apreço da população, o reconhecimento da sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 7 de abril de 2015 19:55

      Amigo,estou me formando em Direito e você acha que depois de 5 anos de estudo,vou querer fazer prova para ser OFICIAL DA PMERJ,com uma infinidade de profissões melhores remuneradas e respeitadas,que somente um diploma em Direito proporciona,é piada?

      Excluir
    2. Anônimo 7 de abril de 2015 19:55

      Você de estar de brincadeira,exigir curso de Direito para ser Oficial da PMERJ,se com nível de 2º grau os Oficiais já se acham o último biscoito do pacote,entrando com nível superior vão ter a certeza que são,o pior que eles irão querer ser chamados de "Dotô" Oficial,kkkkkkkkkk.

      Excluir
    3. Quem defende isso é de fato uma ameba retardada, não vejo por que o PM ter nível superior, já que dentro das suas funções não se faz necessário essa qualificação, isso é uma ideia que a imprensa passa para a população, de que o PM é desqualificado para o serviço, mais eu desafio a qualquer um, que tenha nível superior, e de qualquer área, para trabalhar uma semana em uma patrulha, e mesmo um oficial, que não tenha sido praça, todos recorrem a PM, e cobram a solução de seus problemas, e muitas das vezes nem é caso para a policia resolver, mas o PM é envolvido e acaba tendo que solucionar, e o cidadão que não reconhece e não valoriza, só sabe criticar e não se coloca no lugar desses profissionais, que tem um papel fundamental para as suas vidas, e trabalham em situações precárias, arriscando suas vidas e sem direito a uma remuneração digna e com uma escala extenuante sofrendo com os comentários e as reportagens que só denigrem a imagem dos mesmos, e por fim ainda tendo estes comentários, que de nada acrescentam as suas vidas, e por isso, pense bem antes de fazer um comentário.

      Excluir
    4. Sim, é bem provável, mas não é qualquer um que passa no Concurso para Oficial da PMERJ.

      Eu já conheci muitas pessoas formadas em Direito que fizeram prova para Soldado da PMERJ.

      Excluir
    5. Anônimo 13 de abril de 2015 13:43

      Na PCERJ é a mesma coisa,muita gente formada em Direito, estão usando as 2 corporações seja CIVIL OU PM,como trampolim para outros concursos melhores remunerados e respeitados,muitos que querem seguir a carreira de OFICIAL, são os frustrados de concursos para as FORÇAS ARMADAS,já teve gente aprovada para OFICIAL PMERJ entrando com média 5,0,e outros concursos a décadas atrás que teve muito filho de Coronel,que não foram classificados dentro do número de vagas e foram convocando até chegar onde eles queriam,será que o grau de dificuldade é esse todo mesmo?
      Infelizmente,muitas pessoas formadas em Direito,estão fazendo prova para Soldado e depois tentam prova para a Polícia Federal,MP e muitos outros concursos com maior notoriedade e remuneração,é uma pena,pois se fizessem um ciclo único de polícia,como ocorre em outros países,acredito que esse quadro seria outro,por enquanto a PMERJ fica só de passagem para muitos destes candidatos com Nível Superior,fora os que estão dentro da corporação formados e muitos se formando prontos para deixar a PMERJ,a maioria desiludida com o sistema,e o total descaso sejam do Governo como dos Administradores da Briosa ,os "Oficias da Pmerj".

      Excluir
  19. A maioria desses sub-ten tem um medo mortal de trabalhar em favelas, tem que remanejar os recrutas da UPPs e colocar os sub-ten e sargentos do interior do estado, principalmente os graduados de Valença pois são extremamente treinados para exercer tais funções!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo, você não é qualificado para falar sobre o assunto.

      Excluir
    2. Sou favorável ao nível superior em qualquer cadeira para ascender ao oficialato,e vc o coitado q fala do pessoal do interior,alguém tem que trabalhar lá ,e a mesma coisa escutar isso da população do asfalto que como policial teria que abordar na favela existe péssimos cidadãos no asfalto,como policiais anti éticos como vc na policia que deve ser um profissional de péssima qualidade incapaz de fazer um nivel superior,ainda criticar quem ascendeu por merito ,como se fosse o super policia quer critica ,resolve tudo sozinho,novinho brabo e desqualificado.

      Excluir
    3. concordo! Da mesma forma que acredito que vc como soldado da UPP e ainda por cima se julgando incapaz, como disse acima, não tem condições sequer de ser PM! Toma vergonha na cara, quando tu fez a prova sabia que iria ficar na capital! Vai na P1 de sua unidade e pede baixa!

      Excluir
  20. Galera e quem já estar na pmerj faz tecnologo e depois prova de novo pra cfo? Ou vai ter alguma regalia para quem e praça?

    ResponderExcluir
  21. Esses Oficiais são verdadeiros comediantes,entrem no site do Mec ou liguem para lá e perguntes se a "ESFO" ,é reconhecida como curso superior,na época de faculdade,teve Oficial achando que com o "cursinho" de 3 anos no Clube da Luluzinha(ESFO) ,já entrariam na metade do Curso de Direito,caíram no conto do vigário da Pmerj,porém,só eliminaram umas 2 matérias,e com muito custo,kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  22. Para assinar papeleta precisa de nível superior em Direito?

    ResponderExcluir